A partir do próximo sábado, o Museu do Vinho de Alcobaça, contará com um novo motivo de visita: a exposição de faiança artística de Alcobaça, designada “Rita & Rafael: Um Olhar Sobre os Pintores da Olaria de Alcobaça”. A mostra será inaugurada no próximo sábado, às 15 horas, no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Cerâmica.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A mostra vai expor cerca de uma centena de peças da antiga Fábrica Olaria de Alcobaça (1927-1988) produzidas por 25 dos seus exímios pintores, durante as décadas de 1930 e 1940, um dos seus períodos áureos, a partir da coleção de faiança da família Couto Serrenho.
Em destaque nesta exposição vão estar “peças únicas”, que “documentam a beleza, a importância e a riqueza da indústria cerâmica de Alcobaça, cuja loiça azul se tornaria, mais do que um simples marco de uma memória que se impôs pelo seu legado económico e social, um testemunho histórico e patrimonial, essencial e identitário alcobacense”, avança Rui Couto Serrenho.
Organizada pelo Município de Alcobaça, pela Estafette Magic Tour – Percursos Turísticos e pela Casa São Bernardo – Alojamento Local, a exposição com curadoria de Alberto Guerreiro está inserida na iniciativa “Bom Dia Cerâmica” da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas da Cerâmica formada por 18 cidades e vilas portuguesas com ligação ao setor e que envolve ainda cerca de 200 cidades europeias.
A exposição “Rita & Rafael: Um Olhar Sobre os Pintores da Olaria de Alcobaça” poderá ser visitada no Museu do Vinho até 7 de julho.
Também no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Cerâmica, o Museu Raul da Bernarda recebe a partir do próximo fim de semana a quarta instalação do projeto “Objeto Escolha”, que é dedicada à escultura antropomórfica de Nancy McNary Smith, produzida pela artista norte-americana durante uma residência artística organizada por Manuel da Bernarda na Fábrica Cerâmicas São Bernardo.