A exposição de várias empresas do concelho ligadas aos setores da pedra, calçado, moldes e agroalimentar – mostrando a força económica e a inovações destes setores – será uma das novidades da Feira de São Bernardo, que este ano vai realizar-se de 20 a 25 de agosto. A mostra decorrerá no mesmo espaço onde, no ano passado, foi realizada a Festa da Maçã.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Já os concertos vão voltar a realizar-se no palco instalado em pleno Rossio de Alcobaça, sendo que a restante animação, a restauração, os feirantes e as diferentes atividades regressam ao espaço envolvente da Cova da Onça. No local, haverá as habituais tasquinhas das freguesias, a 23.ª edição do Alcobaça Equestre, a Mostra de Atividades Económicas, Artesanato e venda ambulante, assim como os divertimentos e carrosséis.
O dia 20 de agosto, feriado municipal, reserva alguns dos momentos mais importantes das festividades. Começará com a missa em honra de São Bernardo, no Mosteiro de Alcobaça, seguindo-se a procissão das paróquias e o desfile das Juntas de Freguesia e associações de todo o concelho de Alcobaça. No mesmo dia, vai realizar-se a 30.ª edição do Circuito de Ciclismo de São Bernardo, uma prova organizada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo, em parceria com o Município, e em que os ciclistas vão percorrer as diversas ruas da cidade de Alcobaça.
Já para o último dia, está marcado o 15.º convívio nacional “Vespas da Maravilha”, a partir das 9:30 horas, bem como o Passeio Equestre, a partir das 10 horas.
Os seis dias da Feira de São Bernardo vão ser repletos de atividades, como demonstra a mostra de atividades económicas, que decorrerá durante todas as noites. No dia 20, abrirá às 11 horas, nos dias 24 e 25, começará pelas 13 horas, ao passo que nos dias 21, 22 e 23, a mostra estará disponível a partir das 19 horas.
Quanto ao cartaz cultural, Rui Veloso, Slow J, Richie Campbell, Bárbara Tinoco, José Cid e Pedro Abrunhosa são os nomes de cartaz que vão animar a Feira de São Bernardo, entre os próximos dias 20 e 25 de agosto. A divulgação foi feita na agenda cultural do município, sendo que o leque de artistas é bem conhecido no panorama nacional, algo que, de resto, é já habitual nas festas da cidade.
Rui Veloso entregar-se-á com toda a “Paixão” a Alcobaça no dia 20, ao passo que Slow J fará uma autêntica “Serenata” no dia seguinte. Richie Campbell vai ser o “Best Friend” de Alcobaça no dia 22 de agosto, Bárbara Tinoco vai retribuir a “Chamada Não Atendida” no dia 23, enquanto José Cid fará do Mosteiro de Alcobaça a “Cabana Junto à Praia” no dia 24.
Já no dia 25, último dia das festas da cidade, Pedro Abrunhosa vai “Fazer o Que Ainda Não Foi Feito”.
A entrada é, como habitualmente, livre, sendo que nas próximas semanas deverão conhecer-se mais pormenores sobre o evento que traz, anualmente, milhares de pessoas à cidade de Alcobaça. E este ano, por certo, não será excepção.