A Junta de Évora de Alcobaça aprovou a atribuição de um apoio monetário, de 300 euros, aos jovens da freguesia que ingressem pela primeira vez no ensino superior.
Num comunicado assinado pelo presidente da Junta, Fernando Azeitona, a autarquia explica que são abrangidos jovens que preencham os três requisitos seguintes: terem até 23 anos, serem “residentes na freguesia há pelo menos dois anos” e efetuarem a matrícula “pela primeira vez no ensino superior”. O valor correspondente a este apoio será pago numa única tranche.
Na mesma nota informativa, a Junta de Évora de Alcobaça reforça que “a educação, a formação e a capacitação são componentes que contribuem indiscutivelmente para o incremento de uma sociedade mais competitiva, mais justa e mais capaz de se ajustar às constantes mudanças e evoluções”, pode ler-se.
A distribuição daquele apoio aos estudantes do ensino superior da freguesia tem como objetivo “eliminar ou pelo menos minimizar as desigualdades económicas e sociais, que muitas vezes se tornam reais impeditivos na prossecução dos seus estudos”.
Além disso, a Junta de Évora de Alcobaça pretende também “incentivar a formação de quadros técnicos superiores, naturais ou residentes na área geográfica da Freguesia de Évora de Alcobaça”. Os interessados que preencham os requisitos devem consultar o regulamento e dirigir-se aos serviços administrativos da Junta. O apoio será implementado ainda este ano.