Segunda-feira, Outubro 21, 2024
Segunda-feira, Outubro 21, 2024

Quatro empresas de Alcobaça e Nazaré distinguidas por práticas sustentáveis

Data:

Partilhar artigo:

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi o anfitrião da sessão do Programa Empresas Turismo 360º, promovida pelo Turismo de Portugal, que decorreu no passado dia 25, quando se assinalou o Dia Nacional da Sustentabilidade. A cerimónia destacou o número recorde de 486 empresas turísticas pelas práticas de sustentabilidade, três das quais com sede em Alcobaça e uma localizada na Nazaré.

A agência de viagens, Caminho Sem Limites, de Évora de Alcobaça, e o alojamento local, Summer Expectations, do Vimeiro, foram galardoadas com o selo ESG Committed 2024, que premiou também outras 384 empresas que aderiram à jornada da sustentabilidade através do programa, demonstrando “aspiração em estar na vanguarda da transformação do turismo português, provando que um futuro sustentável e regenerador é, não só possível, como economicamente viável”, de acordo com um comunicado do Turismo de Portugal.

Já o Hotel Maré, sediado na Nazaré, e o Real Abadia Congress & Spa Hotel, localizado nos Capuchos, em Évora de Alcobaça, fazem parte do lote das 100 empresas reconhecidas com o selo “ESG Engaged 2023”, que “reflete o compromisso destas com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo”, pode ler-se na mesma nota informativa.

O Programa Empresas Turismo 360º tem como objetivo fomentar práticas responsáveis nas dimensões ambiental, social e da governação, “assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável.” A iniciativa é uma das estratégias do Turismo de Portugal para “posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, que, citado no comunicado, salientou que a sustentabilidade é “uma condição de sucesso e de crescimento”, sendo esse o motivo da aposta no Programa Empresas Turismo 360º para “apoiar as empresas do setor a fazer esta jornada o mais cedo e da melhor forma possível”.
Presente no evento esteve também o presidente da Câmara de Alcobaça, que realçou “os altos índices de qualidade de vida do concelho de Alcobaça, com excelentes praias, paisagens rurais deslumbrantes, uma agricultura de excelência e uma gastronomia reconhecida internacionalmente”. Hermínio Rodrigues garantiu ainda que “sustentabilidade ambiental tem sido um dos vetores mais trabalhados pelo Município de Alcobaça”.

As 486 empresas reconhecidas no âmbito do referido programa representam “um volume de negócios na ordem dos 3,5 mil milhões de euros, ou seja 15% de toda a atividade turística nacional, empregando 25 mil trabalhadores”, de acordo com Carlos Abade.

AD Footer

Artigos Relacionados

“Made in Cister” desbrava novos caminhos para indústria de moldes

Os desafios da indústria dos moldes, um dos setores âncora da região, estiveram em foco, no passado sábado,...

“A Estrela Cintilante” é o novo conto da trilogia “Heróis do Presépio”

“A Estrela Cintilante” é o título do terceiro livro da trilogia “Heróis do Presépio”, lançada por Joana Silva...

IP Consult continua a crescer como um centro de formação

Formar e desenvolver competências é a grande missão da IPConsult. A entidade sediada no Pinhal Fanheiro, freguesia do...

Centro de saúde reabriu e vai funcionar um dia por semana

O Centro de Saúde de Évora de Alcobaça, que estava encerrado desde o primeiro trimestre de 2022, vai...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!