Terça-feira, Abril 22, 2025
Terça-feira, Abril 22, 2025

Peças históricas do Mosteiro de Alcobaça escolhidas para preservação

Data:

Partilhar artigo:

As esculturas em terracota do Mosteiro de Alcobaça estão entre os 25 locais protegidos pelo programa de salvaguarda do património World Monuments Watch. O anúncio, que inclui uma grande diversidade de patrimónios culturais de diferentes geografias, foi feito na semana passada, pela World Monuments Fund (WMF), em Nova Iorque.

A candidatura das esculturas em terracota do Mosteiro de Alcobaça, “obras-primas da arte barroca” criadas nos séculos XVII e XVIII, foi selecionada e passa assim a integrar, nos próximos dois anos, o programa da WMF, que pretende mobilizar e aumentar a consciência pública para a preservação do património, valorizando o empoderamento das comunidades locais, avança a Museus e Monumentos de Portugal (MMP), em comunicado.

“A possibilidade de formação de conservadores locais para ajudar a preservar as esculturas em terracota atesta o compromisso e empenho do Mosteiro de Alcobaça, Património Mundial da Unesco, na preservação do património e do legado artístico, reforçando a sua ligação à comunidade”, avança ainda a entidade.
O projeto será cofinanciado pela WMF e pela MMP, contando com o apoio do Instituto Politécnico de Tomar.
De acordo com a WMF, “estão “ameaçadas pelas alterações climáticas, com danos provocados por crescentes oscilações de humidade e temperatura”. O Watch pretende “apoiar iniciativas que enfrentem estes desafios, valorizem a tradição cerâmica da região e tirem partido do estatuto do Mosteiro como Património Mundial da Unesco para preservar este legado artístico único, procurando simultaneamente beneficiar a comunidade”. Desta forma, vão ser avaliadas as necessidades e redefinidas estratégias de “advocacia, preservação e angariação de fundos” para, depois, “ser desenvolvido um projeto de “preservação no local”, este que inclui campanhas de sensibilização direcionadas, planeamento, investigação, iniciativas educativas e trabalhos de conservação física.

Região de Cister - Assine Já!

O WMF selecionou este ano “25 locais históricos a enfrentar desafios significativos, como alterações climáticas, turismo, conflitos e desastres naturais”. Os locais, que foram anunciados em Nova Iorque, incluem o Centro Histórico de Gaza, na Palestina; as Ruínas da antiga Belchite, em Espanha; a Casa do Professor, na Ucrânia; a Capela da Sorbonne, em França; a Cidade Antiga de Antakya, na Turquia, entre outros locais que representam 29 países em cinco continentes, incluindo a Lua. O Mosteiro de Alcobaça foi o único monumento português selecionado pelo programa.

A WMF é uma organização independente dedicada à salvaguarda dos locais mais preciosos do mundo, trabalhando há mais de 55 anos em mais de 700 locais em 112 países. A WMF já assegurou 2 milhões de dólares americanos para financiar novos projetos nos locais do Watch 2025.

A edição deste ano resultou em mais de 200 candidaturas, que passaram por extensas avaliações internas e externas antes da seleção final, feita por um painel independente de especialistas internacionais em património cultural.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

João Traquina termina carreira aos 36 anos

Aos 36 anos, o alcobacense João Traquina anunciou o fim da carreira, através de uma nota publicada nas...

Contestadas “telas plásticas” colocadas no Baça e no Alcoa

A Câmara de Alcobaça procedeu à limpeza das margens dos rios Alcoa e Baça no decorrer do ano...

Vida renovada

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o...

Maria Cecília Louraço evoca passagem do tempo em “Memória da Pedra”

Depois de ter dado a conhecer no Baú das Memórias, no passado verão, a exposição sensorial “A praia...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!