A Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio Industria (Nerlei CCI) e a Associação Empresarial da Benedita (AEB) assinaram, no passado dia 4 de fevereiro, um protocolo de dupla filiação, com o intuito de promover a união entre os empresários de ambas as entidades empresarias e fortalecer os laços de cooperação entre empresas.
A edição digital é apenas para assinantes
“Este protocolo permite-nos ter vários benefícios para oferecermos aos associados que se queriam juntar a nós”, notou o presidente da Direção da AEB, durante a cerimonia de assinatura do protocolo, que decorreu na passada terça-feira, no auditório da Benedita. Nuno Catita reforçou ainda que se o acordo permite aos empresários “ter uma voz mais unida”.
O documento assinado pelas duas entidades trará várias vantagens para a AEB e a afiliados que terão a “possibilidade de oferecer dupla afiliação aos associados junto de uma entidade representativa e relevante, sem custos adicionais”, poderão “usufruir dos serviços de suporte da Nerlei como associados de pleno direito”, passarão a ter “acesso a informação de que a Nerlei dispõe por participar em órgão de decisão das associações e confederações de caráter nacional” e conseguirão ainda “aceder a projetos que a Nerlei CCI promove e pode potenciar e competências existentes”.
Por outro lado, acordo permitirá à Nerlei ” aumentar a representatividade”, podendo desta forma ” representar mais associados”, ter “maior capacidade de atingir empresas em outros territórios mais distantes da sua sede”, fomentando “a agregação e consistência numa logica regina”. Além disso, associação pretende também posicionar-se como entidade que “efetivamente agrega e representa o tecido empresarial” e que dá o exemplo “perante outras organizações do tecido associativo de formas de concretização da consolidação do movimento associativo regional multissetorial”.
O recém eleito presidente da Direção da Nerlei explicou também objetivo desta união na perspectiva da associação regional. “Leiria tem uma heterogeneidade, um nível de calor humano que poucas cidades têm. Falta-nos estarmos mais juntos”, referiu Luís Febra, perante as cerca de 40 empresas e 50 participantes representados no evento. “Precisamos de alargar, juntarmo-nos e ganhar forças. O nosso País está muito fragmentado”, atirou o sócio-fundador do Grupo Socem, deixando também uma palavra elogiosas para as empresas da Benedita e para empresários que se juntaram para constituir a AEB.
Já o diretor executivo da Nerlei apresentou o trabalho da associação empresarial e explicou as bases do protocolo, frisando a importância de “ajudar quem estar no terreno” através dos meios que a associação possui. Henrique Carvalho disse também que a união entre as duas entidades é apenas um ponto de partida para aquilo que se poderá fazer no futuro.