Era preciso recuar até 1981 para encontrar um ano em que as Grutas de Mira de Aire tenham ultrapassado a barreira dos 215 mil visitantes. No entanto, em 2024, uma das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” voltou a superar esta meta, tendo recebido 215.050 pessoas provenientes de todo o mundo (o local mais visitado do concelho de Porto de Mós), de acordo com os dados divulgados pelo presidente da Câmara, Jorge Vala, na última reunião de câmara.
A edição digital é apenas para assinantes
“Foi o sexto melhor ano em termos de visitantes desde que a gruta abriu ao turismo, em 1974”, frisou ao REGIÃO DE CISTER o presidente do Conselho de Administração das Grutas de Mira de Aire, indicando o ano de 1981 como o último a bater os 215 mil visitantes.
Devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, 2020 foi o pior ano no que concerne a este indicador (cerca de 55 mil visitantes), porém, a partir daí tem sido sempre a subir. “Há um número crescente de turistas estrangeiros.
Há o aguçar também do apetite dos portugueses que vieram cá quando andavam na escola primária e agora estamos a cativá-los para eles virem com os filhos”, justifica Carlos Alberto Jorge Em 2023, as Grutas de Mira de Aire registaram cerca de 178 mil entradas, pelo que, em 2024, o aumento foi de cerca de 21%.
Para este incremento, muito têm contribuído a extensa programação que as Grutas de Mira de Aire oferecem, aproveitando as efemérides, e a integração em associações internacionais de grutas que, dado o “know-how” moderno permitem “trocas de experiências que acrescentam valor”.
Mas há também outras estratégias determinantes. “Temos recorrido aos chamados ‘influencers’ que a troco da entrada na gruta fazem bastantes conteúdos divulgam nas redes sociais. Isso também tem ajudado na nossa divulgação”, explica o empresário, informando que cerca de 55% dos visitantes são portugueses e perto de 45% são estrangeiros, que vêm essencialmente de países como Espanha, França ou Brasil.
Já ultrapassado o mês de janeiro de 2025, Carlos Alberto Jorge revela que o primeiro mês do ano foi muito positivo para a entidade que foi recentemente distinguida pelo Rotary Club de Porto de Mós, com o prémio “Profissional de Carreira”. “O mês de janeiro teve um acréscimo de quase 30% em relação ao período homólogo do ano passado.
Este mês de fevereiro está bem começado, mas pode ter uma ligeira tivemos a gruta encerrada dois dias para manutenção e melhorar a parte informática”, afirma. Neste capítulo, foi colocada internet no interior da gruta, que permitirá os visitantes ligarem diretamente ao 112 em caso de emergência. Além disso, foi também instalado um sistema de vídeo vigilância no interior do monumento.
Atendendo aos dados divulgados na reunião de câmara, destaque também para o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (32,8 mil visitantes) e para o Castelo de Porto de Mós (32,5 mil visitantes) que foram, respetivamente, o segundo e terceiro polo turístico mais visitado em 2024, ano em que o número total de visitantes subiu 19,3%, uma percentagem que se traduz na receção de mais 52,3 mil turistas no concelho do que em 2023.