O “Tinto Anabela Grande Reserva 2019”, produzido pela Quinta da Atela, foi distinguido com um dos 30 prémios Excelência 2024, atribuído durante a gala “Os melhores do Ano”, dinamizada pela Revista dos Vinhos, na sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Grande Reserva, de um lote de Petit Verdot, Merlot e Syrah, com estágio de 16 meses em barricas de carvalho francês, o vinho trata-se de uma homenagem da equipa de enologia a Anabela Tereso, turquelense que, segundo um comunicado da empresa, “é a mulher por trás da renovada Quinta da Atela”, sediada em Alpiarça.
“Quando se apaixonou pela propriedade, em 2017, transformou-a num local de charme, moderno, em linha com alguns dos projetos de vinho e enoturismo mais ambiciosos”, lê-se ainda no documento.
Durante a gala foram premiados, entre outros, personalidade do ano no vinho, vinho do ano, produtor do ano, produtor de vinhos fortificado do ano, produtor revelação do ano, empresa do ano, marca do ano, enólogo do ano, enólogo revelação do ano, sommelier do ano, loja/garrafeira do ano, enoturismo do ano, viticólogo/investigador do ano, distribuidor do ano e restaurante do ano.