Os alunos das turmas VT-A e VT-B da Escola Básica 1 (EB1) da Vestiaria desenvolveram autorretratos tridimensionais, que estão expostos na delegação da Vestiaria da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (Ufav) até ao final deste mês de fevereiro, dando corpo à exposição “Emoções 3D”.
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“Cada criança foi desafiada a representar as suas emoções e identidade, recorrendo a diferentes materiais e técnicas”, explica a professora das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) da EB1 da Vestiaria.
Filipa Pereira vinca que o intuito da atividade passou por “proporcionar uma experiência interativa e sensorial, capaz de sensibilizar para a importância da expressão emocional e da empatia, de forma a promover um ambiente mais inclusivo e compreensivo”.
Todo o percurso, desde a idealização até à conceção das obras de arte, foram determinantes no processo de aprendizagem pretendido.
“O importante foi realmente as crianças conhecerem-se melhor e, sobretudo, identificarem corretamente as suas emoções para que seja mais fácil conseguirem compreendê-las. Em muitos casos, as crianças não sabem distinguir as próprias emoções e ficam um pouco perdidas”, refere ainda Filipa Pereira. Para melhor compreensão da temática, a melhor “companheira” foi mesmo a arte.
“É uma vertente que ajuda muito porque permite que as crianças vejam exemplos e associem diferentes cores às distintas emoções que sentem. A prática ajuda-os imenso a assimilar a informação”, detalha. Ao longo do processo, os pequenos artistas “divertiram-se muito”, precisamente pelo gosto enorme que as crianças têm pela elaboração de trabalhos manuais, seguindo apenas algumas diretrizes. “Cada criança fez o seu autorretrato como queria.
Apenas abordámos algumas noções de estética e definimos as cores para cada emoção de modo a serem iguais em todas as escolas”, frisa a professora. Se nos primeiro e segundo anos os trabalhos foram realizados com recurso à técnica do balão coberta com jornal, nos terceiro e quarto as obras foram mais abstratas, dada a maior compreensão da temática.
Em ambos os casos foram utilizados materiais reciclados. A iniciativa teve ainda como um dos grandes propósitos “envolver a comunidade educativa, incluindo professores e encarregados de educação”, com o intuito de criar “um espaço de reflexão sobre o papel das emoções na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal”. O projeto não se cingiu apenas à EB1 da Vestiaria.
Também as escolas do 1.o ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Cister, mais concretamente de Alcobaça, Aljubarrota, Alpedriz, Areeiro, Bárrio, carris, Évora de Alcobaça, Pataias e Póvoa, apresentaram as respetivas ex-posições de trabalhos manuais nas escolas, no âmbito da Oficina das Emoções das AEC.