O “Palmilhar a Freguesia” de Évora de Alcobaça, que esgotou as inscrições em nove dias um mês antes do evento, contou com a participação de 1.020 “atletas” e cerca de 150 voluntários, num dia marcado pelo convívio e boa disposição.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A iniciativa, que decorreu no passado domingo, arrancou na Quinta do Acipreste. A primeira atividade, a “baby race”, foi a novidade deste ano, motivando os mais novos a dar os primeiros passos no mundo das corridas. Os bebés, dos 10 aos 20 meses, percorreram uma distância de 15 metros, e o grupo dos 21 aos 35 meses percorreram 25 metros. Cada bebé foi acompanhado por dois adultos, um na linha de partida e um na linha de chegada. Equipados a rigor, e com o respetivo dorsal, os bebés gatinharam, caminharam e/ou correram, alguns com chupeta na boca, em direção à meta, ao som de muitos aplausos e palavras de incentivo dos familiares e do público.
“Foi uma iniciativa diferente, fora da caixa, que acabou por motivar a curiosidade de muitos participantes da caminhada e do trail“, refere o presidente da Junta de Évora de Alcobaça, entidade que organiza o evento.
O percurso deste ano da caminhada e de iniciação ao trail foi dedicado à Maçã de Alcobaça. Os participantes passaram no Vale do Baça, por diversos pomares e até pela Frubaça, promovendo o produto e motivando a presença da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça (APMA) no evento. “No ano passado destacámos a pedra com um percurso na serra, este ano quisemos divulgar a Maçã de Alcobaça”, explica Fernando Azeitona, lembrando que o presidente da APMA [Jorge Soares] é também do Acipreste.
Já durante a tarde, e depois do almoço servido pelo Centro Social de Évora de Alcobaça, teve ainda lugar, no Aldeamento São Tiago, o kids trail, com os participantes entre os 3 e os 10 anos de idade.
“O Palmilhar a Freguesia tem o sucesso que tem porque não é uma competição, é um convívio”, sublinha o autarca, destacando os “vários pontos de interesse ao longo do percurso”, “os reforços bem abastados” – este ano até leitão e ginja de Alcobaça houve – e “o preço simbólico das inscrições”.
Feitas as contas, foram nove as nacionalidades presentes no evento, que chamou participantes de vários locais do País, como Lisboa, Coimbra, Castelo Branco ou Abrantes.
Entre o Pavilhão Gimnodesportivo de Évora de Alcobaça, onde estava instalado o secretariado, e a Quinta do Acipreste, local que acolheu a baby race e o arranque da caminhada e de iniciação ao trail, circularam oito autocarros (dois da Câmara e seis da Rodoviária do Oeste). No total, foram servidos mais de 1.000 filhoses, 1.000 cafés e 750 almoços.
Entre os 1.020 participantes, o mais novo tinha 10 meses e a mais velha 100 anos e quatro meses. Todos “palmilharam” a freguesia de Évora de Alcobaça e cortaram a meta com um sorriso. Missão cumprida.