O projeto “Identification of Tumor-specific Epigenetic Signatures Using Methylation Arrays across Multiple Tumortypes [Identificação de assinaturas epigenéticas específicas de tumores usando arrays de metilação em diferentes tipos de cancro]”, liderado pelo maiorguense Ricardo Leão, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi um dos projetos vencedores das Bolsas de Investigação em Oncologia, na edição 2024/25.
As investigações premiadas com um valor pecuniário indivudal de 10 mil euros foram anunciadas durante a última semana pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Natural da Bemposta, o médico e investigador conta com diversos estudos retrospetivos e prospetivos em cancros da próstata, bexiga e testículo, tendo os mesmos sido já alvo de diferentes prémios e bolsas de investigação a nível nacional e internacional.
Ainda jovem, Ricardo Leão começou por ter a pretensão de ser economista, mas acabou por ingressar em Medicina na Universidade de Coimbra, tendo-se especializado em urologia, área na qual tem vindo a desempenhar um papel relevante com a realização de dezenas de estudos e investigações sobre o tema.