O repto de levar o melhor de Alcobaça à Assembleia da República tinha sido lançado pelo presidente do órgão de soberania, José Pedro Aguiar-Branco, aquando da visita ao primeiro dia da última edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de Alcobaça, no passado mês de novembro.
Tornou-se uma realidade, no passado dia 12, com a exposição de fotografia, intitulada “Alcobaça Terra de Paixão”, com uma mostra de produtos dos principais setores económicos do concelho e também com um momento musical e gastronómico a estarem em grande destaque no Palácio de São Bento.
Naquele dia diferente, o concelho esteve ainda representado por elementos de todas as associações de estudantes do agrupamentos de escolas do concelho e, ainda, por autarcas locais.
Durante a exposição foram exibidas algumas das “melhores paisagens e do património do concelho”, explicou o Município, em comunicado, contextualizando que os moldes, a cerâmica, a cutelaria, o calçado, a pedra e a agricultura foram os setores de atividades identitários do território do concelho de Alcobaça escolhidos para o efeito.
A música e a gastronomia foram também ponto de especial atenção durante a iniciativa, que esteve integrada no Dia dos Municípios na Assembleia da República.
“Não pudemos deixar de partilhar este momento único com os nossos autarcas, diretores de agrupamento de escolas e os nossos jovens representantes de todas as associações de estudantes do concelho, que tiveram a grande oportunidade de conhecer a casa-mãe da democracia portuguesa”, sublinhou o presidente da Câmara de Alcobaça, citado em nota de imprensa.
Hermínio Rodrigues deixa ainda um agradecimento ao presidente da Assembleia da República “pela honra inestimável que permitiu dar a conhecer, no coração da democracia, a verdadeira essência do nosso território e o orgulho em ser alcobacense”.