Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós foram os 5.º, 7.º e 9.º municípios do distrito, respetivamente, em que houve maior recolha de resíduos urbanos de forma seletiva em 2023.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Ou seja, através da reciclagem. Os números foram divulgados numa análise publicada recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística, que dá conta de que os três concelhos reciclaram 6.764 toneladas de resíduos sólidos urbanos.
No concelho de Alcobaça foram recolhidas 3.803 toneladas, ao passo que nos municípios da Nazaré e de Porto de Mós foram recolhidas 1.797 e 1.164 toneladas, respetivamente.
No ranking distrital, o concelho de Leiria, com 9.772 toneladas, foi o que apresentou maior número de recolha de resíduos urbanos seletivamente, seguindo-se Peniche e Pombal, com 5.278 e 4.430 toneladas, respetivamente.
Ainda antes de Alcobaça, surge também Caldas da Rainha, com 3.882 toneladas. Relativamente ao ano anterior, em Alcobaça houve um decréscimo de 4.139 para 3.803 toneladas que fez com que baixasse uma posição no ranking distrital ao passo que nos concelhos da Nazaré e de Porto de Mós houve ligeiras subidas, de 1.606 para 1.797 no primeiro e de 1.153 para 1.164 no segundo, mantendo as posições na listagem dos 16 concelhos do distrito.
Em termos de proporção de recolha de resíduos urbanos seletivamente, Alcobaça apresenta valores na ordem dos 14%, Nazaré fixa-se nos 16% e Porto de Mós conta 13%, o que significa uma descida em Alcobaça e subidas nos dois outros municípios, em comparação com a proporção registada no ano anterior em estudo.
Analisando à escala de Cister, se os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós viram ser recolhidos, através da reciclagem, 6.900 toneladas de resíduos urbanos em 2022, no ano seguinte a região contou 6.764 toneladas, o que evidencia que, no total, população reciclou menos do que no ano anterior.
Comparando com 2021, o cenário demonstra uma redução ainda maior, uma vez que, nesse ano, foram recicladas 7.129 toneladas de resíduos urbanos na região.
Desde então, o concelho de Alcobaça tem apresentado números menores, ao passo que os municípios da Nazaré e de Porto de Mós apresentam melhorias residuais.
O estudo do Instituto Nacional de Estatística apresenta também os dados referentes à recolha de resíduos urbanos de forma indiferenciada, sendo que, nesse capítulo, o concelho de Alcobaça, com 22.871 toneladas, apenas é superado pelo concelho que serve de sede ao distrito, que registou 45.586 toneladas.