O executivo camarário da Nazaré aprovou, na passada segunda-feira, uma recomendação ao Governo que intervenha no molhe norte do Porto de Abrigo da Nazaré, face à deterioração daquela infraestrutura. A proposta da CDU foi aprovada por unanimidade.
Este conteúdo é apenas para assinantes
De acordo com o documento, o município defende que a administração central deve “destinar as verbas necessárias para fazer face a uma intervenção urgente” no molhe norte, “evitando males maiores e eventuais responsabilidades por acidentes que ali possam ocorrer, assegurando a segurança de pessoas e bens e evitando investimentos bem mais onerosos mais à frente, penalizando cada vez mais as finanças públicas”.
De acordo com o vereador eleito pela CDU, João Paulo Delgado, o foco é naquele molhe, já que “é onde se concentram mais sedimentos” e, por isso, onde é mais urgente efetuar trabalhos de dragagem.
Na proposta lê-se que o Porto, com cerca de 40 anos, está “ao serviço da comunidade, da região, do país e todos os que ali aportam vindos dos diversos cantos do mundo”, sendo que, no final de fevereiro, se conjugou a fixação de cardumes de biqueiro a norte da Nazaré com condições de mar adversas, o que fez com que embarcações, tanto do cerco como do arrasto, viessem de toda a costa, encontrando condições de abrigo no porto da Nazaré”.
Em resultado, a cabeça do molhe norte “tem sofrido substancialmente com a violência do mar sobre si exercida”, sendo exemplo disso as últimas tempestades, do início do ano, “que têm contribuindo em larga medida para essa deterioração cada vez mais evidente”.
O executivo defende uma intervenção que vá para além da consolidação das lajes do molhe norte.