A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, no ensino profissional, e a Escola Básica e Secundária (EBS) Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, no ensino secundário, e o Instituto Educativo do Juncal (IEJ), no ensino básico, são as escolas mais bem colocadas no ranking anual das escolas, elaborado pelo jornal Expresso e divulgado no final da passada semana, que analisa os dados referentes ao ano letivo de 2023/2024. A Epadrc e a EBS Amadeu Gaudêncio ficaram no 112.º posto das respetivas categorias, enquanto o IEJ ficou em 346.º lugar no segmento das escolas básicas.
A Epadrc obteve um índice de conclusão de 13,24, posicionando-se no 7.º lugar, tendo em conta o ranking profissional a nível distrital. Este resultado mostra uma subida significativa relativamente ao ano passado (287.º). Em sentido inverso, o IEJ, no concelho de Porto de Mós, desceu da 25.ª posição para a 206.ª, fruto de uma descida do índice de conclusão de 19,74 para 7,78. No ensino profissional, destaque ainda para o Externato Dom Fuas Roupinho que, com uma subida ao 150.º lugar, obteve o melhor resultado no concelho da Nazaré.
Um incremento de 11,46 para 12,38 valores na média dos exames nacionais valeu uma subida do 310.º para o 112.º lugar da EBS Amadeu Gaudêncio no ranking, dando-lhe o estatuto de melhor escola da região, no que concerne à realização de provas do ensino secundário, e também a 4.ª melhor a nível distrital. Nesse ranking, segue-se a Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, que no ano passado tinha sido a melhor da chamada região de Cister (53.ª posição), ao fixar-se no 189.º lugar da tabela com uma média registada nas provas de 11,8 valores. A Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (Esdica) foi a terceira melhor da região no ensino secundário e também a melhor do concelho de Alcobaça, alcançando o 287.º posto na tabela geral, resultado que representa, ainda assim, uma descida relativamente a 2023 (252.º).
No que concerne ao ensino básico, tal como na edição passada, o grande destaque vai para o IEJ, que foi a escola melhor posicionada entre os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós. Esta classificação (346.º lugar) representa uma subida de 21 lugares comparativamente com a análise dos dados das provas nacionais do ano de 2023, significando também uma melhoria de 54,74 para 58,09 na média destes exames. A Escola Básica Frei Estêvão Martins, em Alcobaça, foi a segunda melhor classificada da região e a primeira no concelho de Alcobaça (407.º posto do ranking e 56,96 de média), superiorizando-se à Escola Básica de Pataias (desceu do 404.º para o 439.º lugar). No concelho da Nazaré, o destaque vai para a EBS Amadeu Gaudêncio (708.ª posição). No entanto, este estabelecimento de ensino ficou atrás de escolas como ES Porto de Mós (581.º), EBS São Martinho do Porto (681.º) e Externato Cooperativo da Benedita (692.º).
A listagem divulgada pelo Expresso contempla e ordena as escolas secundárias, profissionais e básicas, públicas e privadas, tendo como base as médias das notas da 1.ª fase dos exames nacionais de 2023/2024. Desde o ano letivo passado, os alunos do 11.º ano voltaram a realizar exames nacionais com o intuito de realizar a candidatura ao ensino superior e também para concluir as respetivas disciplinas. Já os alunos do 12.º ano “mantiveram as regras da pandemia e só fizeram provas para concorrer à Universidade”. Relativamente ao 9.º ano, os exames de Português e Matemática voltaram a contar para 30% da nota final desde 2023, após um período em que foi suspensa devido à pandemia.