Quinta-feira, Agosto 21, 2025
Quinta-feira, Agosto 21, 2025

Epadrc, Amadeu Gaudêncio e IEJ entre as melhores escolas da região

Data:

Partilhar artigo:

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, no ensino profissional, e a Escola Básica e Secundária (EBS) Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, no ensino secundário, e o Instituto Educativo do Juncal (IEJ), no ensino básico, são as escolas mais bem colocadas no ranking anual das escolas, elaborado pelo jornal Expresso e divulgado no final da passada semana, que analisa os dados referentes ao ano letivo de 2023/2024. A Epadrc e a EBS Amadeu Gaudêncio ficaram no 112.º posto das respetivas categorias, enquanto o IEJ ficou em 346.º lugar no segmento das escolas básicas.

A Epadrc obteve um índice de conclusão de 13,24, posicionando-se no 7.º lugar, tendo em conta o ranking profissional a nível distrital. Este resultado mostra uma subida significativa relativamente ao ano passado (287.º). Em sentido inverso, o IEJ, no concelho de Porto de Mós, desceu da 25.ª posição para a 206.ª, fruto de uma descida do índice de conclusão de 19,74 para 7,78. No ensino profissional, destaque ainda para o Externato Dom Fuas Roupinho que, com uma subida ao 150.º lugar, obteve o melhor resultado no concelho da Nazaré.

Um incremento de 11,46 para 12,38 valores na média dos exames nacionais valeu uma subida do 310.º para o 112.º lugar da EBS Amadeu Gaudêncio no ranking, dando-lhe o estatuto de melhor escola da região, no que concerne à realização de provas do ensino secundário, e também a 4.ª melhor a nível distrital. Nesse ranking, segue-se a Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, que no ano passado tinha sido a melhor da chamada região de Cister (53.ª posição), ao fixar-se no 189.º lugar da tabela com uma média registada nas provas de 11,8 valores. A Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (Esdica) foi a terceira melhor da região no ensino secundário e também a melhor do concelho de Alcobaça, alcançando o 287.º posto na tabela geral, resultado que representa, ainda assim, uma descida relativamente a 2023 (252.º).

Região de Cister - Assine já!

No que concerne ao ensino básico, tal como na edição passada, o grande destaque vai para o IEJ, que foi a escola melhor posicionada entre os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós. Esta classificação (346.º lugar) representa uma subida de 21 lugares comparativamente com a análise dos dados das provas nacionais do ano de 2023, significando também uma melhoria de 54,74 para 58,09 na média destes exames. A Escola Básica Frei Estêvão Martins, em Alcobaça, foi a segunda melhor classificada da região e a primeira no concelho de Alcobaça (407.º posto do ranking e 56,96 de média), superiorizando-se à Escola Básica de Pataias (desceu do 404.º para o 439.º lugar). No concelho da Nazaré, o destaque vai para a EBS Amadeu Gaudêncio (708.ª posição). No entanto, este estabelecimento de ensino ficou atrás de escolas como ES Porto de Mós (581.º), EBS São Martinho do Porto (681.º) e Externato Cooperativo da Benedita (692.º).

A listagem divulgada pelo Expresso contempla e ordena as escolas secundárias, profissionais e básicas, públicas e privadas, tendo como base as médias das notas da 1.ª fase dos exames nacionais de 2023/2024. Desde o ano letivo passado, os alunos do 11.º ano voltaram a realizar exames nacionais com o intuito de realizar a candidatura ao ensino superior e também para concluir as respetivas disciplinas. Já os alunos do 12.º ano “mantiveram as regras da pandemia e só fizeram provas para concorrer à Universidade”. Relativamente ao 9.º ano, os exames de Português e Matemática voltaram a contar para 30% da nota final desde 2023, após um período em que foi suspensa devido à pandemia.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Sede do PS/Alcobaça alvo de assalto através de arrombamento

A sede de Alcobaça do Partido Socialista (PS) foi alvo de assalto na passada semana, confirmou ao REGIÃO...

Faleceu Joaquim Piló, sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda

Figura emblemática da Nazaré, pescador, histórico sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda, Joaquim Piló faleceu, no passado...

Câmara da Nazaré apresenta queixa no Ministério Público após descargas

Depois do segundo episódio de contaminação da água do mar na Praia da Nazaré, o presidente da Câmara...

Tudo deve mudar para que tudo fique na mesma

Esta famosa frase de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, proferida pelo Príncipe de Falconeri, no romance “O Leopardo”, bem...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!