O festival de jazz mais antigo da Região Centro regressa este mês ao concelho da Nazaré. Depois de ter recuperado o apoio da Direção-Geral das Artes, o evento anual organizado pela Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) está de volta com uma nova edição que traz mais concertos e uma programação de nível internacional.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O cartaz, que foi recentemente divulgado, inclui três atuações no Cine-teatro da Nazaré, cinco concertos na sala da BIR, outro na Praça 25 de Abril no Valado, uma animação de rua na Marginal da Nazaré e ainda duas apresentações nos centros escolares do concelho.
Pela primeira vez na história, o Festival de Jazz de Valado dos Frades estende a programação a Lisboa, com a apresentação do tributo às Andrew Sisters, pelo trio vocal Elas e o Jazz, composto por Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon, e pela Big Band da Nazaré, no teatro Tivoli BBVA, a 27 de junho, no âmbito das comemorações do centenário deste equipamento cultural. O programa, que homenageia as irmãs norte-americanas LaVerne Sophie, Maxene Angelyn e Patricia Marie Andrews, autênticas lendas na história das vozes do jazz, será também apresentado no Cine-teatro da Nazaré no dia 3 de junho.
Outro dos destaques desta 28.ª edição é a atuação, a 10 de maio, no Cine-teatro da Nazaré, do quarteto da trompetista francesa Airelle Besson, uma das artistas mais premiadas do jazz francês, numa estreia absoluta em Portugal.
À semelhança dos anos anteriores, a abertura do festival será assinalada com a animação a cargo dos DixieNaza, na Marginal da Nazaré, no próximo dia 27, durante a tarde.
No primeiro dia de junho, a Praça 25 de Abril, em Valado dos Frades, acolhe, às 17 horas, o concerto da Orquestra Juvenil e dos Dixie Gang, que junta standards de jazz e jazz de New Orleans, numa atuação que assinala o 92.º aniversário da BIR.
A apresentação de “Quintessencia”, o primeiro disco de originais do quinteto de Alexandre Frazão, no dia 16 de maio, na sala da BIR, e o concerto “Tributes” do aclamado pianista italiano António Faraó, acompanhado pelo contrabaixista John Patitucci e o baterista Gene Jackson, no dia seguinte, no Cine-teatro da Nazaré, são outras das propostas desta edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades. Os bilhetes já se encontram à venda.