A Nazaré reuniu condições para melhorar o socorro nas praias, depois de ver aprovada a candidatura do projeto Guardião da Praia da Nazaré no âmbito do AVISO MAR2030 – GAL Oeste Costeiro, anunciou o vereador da Economia e do Mar, Salvador Formiga.
O financiamento vai permitir “reforçar a segurança, a sustentabilidade e a proteção ambiental de uma das praias mais emblemáticas de Portugal”.
O projeto prevê a aquisição de equipamentos de salvamento, nomeadamente uma moto 4, duas torres de vigilância, uma boia telecomandada, entre outros dispositivos para melhorar as condições do socorro.
“Vamos também melhorar as condições de trabalho e segurança dos nadadores salvadores, reconhecendo o papel essencial que desempenham todos os dias”, anuncia o autarca, que reconhece que “é cada vez mais difícil encontrar profissionais disponíveis para a época balnear”. Motivos que levam a Câmara a “valorizar esta profissão e incentivar os mais jovens a segui-la, com ações de sensibilização e aproximação junto das escolas e da comunidade local”.
A mesma nota sublinha que, desde 2017, “a Nazaré é exemplo nacional com vigilância nas praias durante todo o ano — uma prática que tem salvado vidas e que deve ser seguida a nível nacional”.