Quinta-feira, Julho 17, 2025
Quinta-feira, Julho 17, 2025

Amor próprio

Data:

Partilhar artigo:

Estive presente no lançamento do programa do multiusos de Alcobaça: Panorama. Fi-lo enquanto amigo e colega do Nuno Gonçalves (The Gift), mas também como cidadão pleno de Alcobaça.

Mais que ao protocolo, ao discurso, à relação pessoal, e ao evidente orgulho filial, protagonizado pelos familiares, amigos e equipa, que, como eu, querem que o Nuno triunfe nesta sua nova aventura de programador; estive atento à mensagem que, para mim, foi bem clara:
Alcobaça a gostar de si própria.

Será esse o trunfo que poderá ajudar o Panorama a se tornar naquele polo congregador que, através da música e do desporto, traga pessoas a Alcobaça e a ajude a crescer.

Região de Cister - Assine já!

E crescer é abandonar lugares-comuns que, atualmente, pouco mais são que memórias de tempos que não voltam: o Bar Ben, o próprio Clinic, a movida que a entrada em cena dos Gift trouxe à noite da cidade. Porque eu, suburbano e nómada, tenho a vantagem de não me agarrar muitas às coisas, sinto, vezes demais, uma Alcobaça ora doente de saudade, ora presa ao Carnaval e aos encontros, aos jantares, às recordações.

O projeto Panorama carrega consigo essa oportunidade, a de vestir roupa nova, de auscultar a vontade local dos jovens, de ser a alternativa às benditas romarias, que, sendo essenciais, comportam o risco da sazonalidade. Alcobaça tem de ser todo o ano, todos os dias.

Já ouvi dizer que é “longe”, “lá para baixo”. Erro. Uma cidade tem de ser total. Alcobaça tem de ser mais que o Rossio, que as esplanadas, que a tenda. Tenho escrito que se deverá aprimorar aquela entrada de Alcobaça como parte integrante desta nova missão de descentralizar a cidade, irmã do meio de potências culturais ou desportivas como Caldas, Leiria ou Nazaré.

Será essa consciência, esse amor próprio, sem quezílias ou estados de alma agarrados ao passado, que ditará a sorte da maior empreitada cultural de sempre da cidade, e do nosso amigo Nuno, que tem roubado tempo ao tempo que não tem para encurtar a distância entre nós mesmos e os outros.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Primeira Página

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!