A Confraria Nossa Senhora da Nazaré anunciou que estão em curso as obras de conservação do coreto no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A requalificação do coreto “passa por recuperar a cobertura, pilares de suporte metálico e pintura”, explica ao REGIÃO DE CISTER o presidente do Conselho de Administração da Confraria. A operação inclui o tratamento da pedra, a pintura das alvenarias interiores e exteriores, a recuperação da caixa de ressonância, da escadaria e a pintura e consolidação do varandim, intervenções orçadas em cerca de 40 mil euros, de acordo com Nuno Batalha.
O coreto do Sítio é uma obra do final do século XIX. É o resultado final de um projeto encomendado pela Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré a Francisco da Silva Castro, em 1897.
É constituído por uma base em alvenaria e cantaria e o restante em ferro fundido, oriundo da Fundição Alliança de Massarelos, do Porto.
“Desde a sua inauguração até aos anos 70, o coreto recebeu inúmeras bandas de música que abrilhantaram bailes durante as Festas de Nossa Senhora da Nazaré”, revela a página da Confraria, que recorda a comemoração do centenário do coreto, assinalado a 8 de setembro de 1997. “A partir dessa data o espaço voltou a ser utilizado para animação cultural, nomeadamente nos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Nazaré”, revela a mesma fonte.