A edição digital é apenas para assinantes
Depois de no ano passado ter realizado uma intervenção no sentido de melhorar a logística dos adeptos em dias de jogo através da construção de novas casas de banho e um novo local de acesso à bancada colocada atrás da baliza, a Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Mendiga continua a investir com o intuito de dar melhores condições, neste caso particular, aos atletas da modalidade de futsal.
“Estamos a fazer dois balneários novos junto ao pavilhão novo, num local que servia de arrecadação. O objetivo passa por oferecer melhores condições aos atletas, tendo estas estruturas mais próximas do campo de jogo”, explica o presidente da Direção. Além da melhoria natural das condições e gestão de espaço, este novo equipamento vai permitir também melhor eficiência entre equipas em dias de jogo, principalmente, quando a formação tem de realizar partidas em horários seguidos.
João Gomes avança que o investimento deverá cifrar-se em cerca de 60 mil euros. Para a realização da empreitada, que deverá estar pronta no início do mês de agosto, foram essenciais os apoios de Câmara de Porto de Mós, Junta de Arrimal e Mendiga e patrocinadores do clube. Na gaveta, os projetos para o futuro da ARCD Mendiga passam sempre por promover as condições ao nível nas infraestruturas, nomeadamente, a reabilitação do piso do pavilhão antigo (adjacente ao edifício novo), com o intuito de tornar o espaço praticável para acolher os treinos das equipas de formação. O investimento numa nova carrinha para transportar atletas é também uma das prioridades a curto prazo.
Após vários anos como vice-presidente, João Gomes assumiu em fevereiro a presidência do emblema alvinegro, sucedendo Paulo Eusébio no cargo e propondo-se a dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito até aqui. O dirigente, natural da Mendiga, prefere definir metas a curto prazo e estabelece os objetivos para a próxima temporada. “Gostávamos de ter equipas em todos os escalões de formação. Neste último ano só não tivemos iniciados, mas esperamos vir a ter no próximo.
Relativamente à equipa sénior, a manutenção na III Divisão Nacional é sempre o objetivo principal, mas queremos pensar em chegar um pouco mais longe. Temos como grande meta ficar nos cinco primeiro lugares”, perspetivou o também treinador da equipa de juniores.
Fundada em 1980, a ARCD Mendiga tem no futsal a grande aposta do clube, modalidade em que é referência não só no concelho de Porto de Mós como no distrito de Leiria. Prova disso, é o facto de contar já com cerca de 100 atletas nos quadros, de petizes a seniores. Outra das modalidades que tem tido crescimento na associação é o atletismo, principalmente na vertente do trail, em que já conta com 15 atletas e a organização de uma prova que já vai para a quarta edição.
Além de tudo isto, a ARCD Mendiga é também uma instituição importante na comunidade local, estando envolvida em várias dinâmicas populares ao longo do ano.