Os banhos na praia da Nazaré foram interditos durante a manhã desta sexta-feira, anunciou a Câmara.
Em comunicado, a autarquia explica que uma ocorrência técnica registada recentemente no sistema pluvial originou “uma ocorrência anómala, acompanhada de maus odores junto à linha de costa”.
“A situação foi prontamente identificada e, e durante o dia de ontem, já se encontrava tecnicamente resolvida pelos serviços competentes. O local foi inspecionado e encontra-se, neste momento, sem sinais visíveis de escorrência ou maus cheiros”, garantiu a Câmara Municipal, informando que análises laboratoriais à água já foram realizadas por uma entidade acreditada. Os resultados, aguardados com urgência, serão divulgados publicamente assim que estiverem disponíveis.
A autarquia assegura ainda que “continua a acompanhar a situação de perto, com monitorização reforçada e vigilância frequente no local, de modo a prevenir qualquer reincidência”.
Até que os resultados sejam recebidos e para garantir a segurança de todos, a praia permanece interditada a banhos, por precaução e por decisão das autoridades competentes. A autarquia sublinha que “continua a acompanhar a situação de perto, com monitorização reforçada e vigilância frequente no local, de modo a prevenir qualquer reincidência”.
Antes da divulgação do comunicado e depois de terem sido denunciados diversos casos de pessoas com vómitos e diarreia, situações que estarão relacionadas com o contacto com o mar na Praia da Nazaré, Salvador Formiga adiantou ao REGIÃO DE CISTER que seria “prematuro associar os sintomas à ida à praia”, uma vez que “existem também casos em pessoas que não foram”. O vereador do Ambiente considerou ainda que “os dias de muito calor podem igualmente estar na origem da situação”.