A assinalar praticamente ano e meio da fundação, o Grupo Motard Baía Azul, sediado em São Martinho do Porto, tem demonstrado que o seu desígnio é mais do que juntar os amantes de duas rodas. É um deles, mas não o único, uma vez que o grupo continua apostado em contribuir, cada vez mais, para a vertente social da freguesia.
Este conteúdo é apenas para assinantes
E, nesse sentido, foram já vários os exemplos dados durante o último mês. No passado dia 12 de julho, o grupo, composto por amigos e outros simpatizantes das duas rodas, ofereceu um Desfibrilhador Automático Externo à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto (AHBVSMP), numa oferta amplamente elogiada pela associação humanitária. “Gestos como este demonstram que, quando a comunidade se une em torno de causas maiores, todos ganhamos”, destacou a AHBVSMP.
“Foi com o esforço e dedicação dos associados e elementos dos órgãos sociais, bem como as demais entidades e parceiros, preponderantes para a realização dos eventos, que foi possível atingir financeiramente este objetivo”, descreve o grupo em comunicado.
Já no passado domingo, o Grupo Motard Baía Azul desenvolveu a primeira colheita de sangue nas instalações da Fundação Manuel Francisco Clérigo, momento que, adianta, repetirá a 21 de dezembro deste ano.
Ao longo dos quase 18 meses de vida, a entidade tem realizado várias atividades, como os passeios lúdicos em duas rodas por várias localidades da região, e fora dela, “carregando consigo o nome da vila de São Martinho do Porto”, enaltece. Isto já depois de agradecer a generosidade e apoio do Município, da Junta, dos mecenas e do contributo dos associados, que, adianta a entidade, já ultrapassa a meia centena.
E porque abrandar não é mesmo opção, o Grupo Motard Baía Azul prepara-se já para dinamizar mais iniciativas ao longo dos próximos meses. A primeira já agendada é a organização da “Sardinhada com vista para a Baía”, marcada para os dias 23 e 24 de agosto, no adro do Largo Comendador José Bento da Silva.
A receita angariada servirá, tal como as iniciativas anteriores, para presentear mais uma instituição sediada na freguesia. A “Feijoada” e a tradicional “Festa da Espiga”, em Vale do Paraíso, entre outras, foram já algumas das atividades realizadas pelo Grupo Motard Baía Azul, que nasceu precisamente a 5 de fevereiro do ano passado.
O propósito maior é continuar a alimentar a paixão pelas motas, ao mesmo tempo que contribui para uma comunidade mais atenta, alerta e reforçada. Pelo menos, é esse o papel que a entidade tem vindo a evidenciar ao longo de ano e meio de vida.