Têm como missão trabalhar as competências emocionais e os comportamentos sociais dos jovens do concelho de Alcobaça, entre os 14 e os 20 anos, com vulnerabilidades sociais. As três técnicas do projeto (Oh!)Brigada, com sede em Pataias, ajudaram, na primeira fase do projeto que arrancou em outubro, 130 jovens de todos os agrupamentos de escolas do município.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O balanço não podia ser melhor, com 78% dos jovens a melhorarem pelo menos em uma das cinco áreas propostas. Por outro lado, a taxa de desistência cifrou-se em apenas 4,7%.
É a partir de um gabinete na Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres (ABEOTL) de Pataias que é pensada a estratégia e programadas as ações a desenvolver junto dos jovens, a partir de uma sinalização de casos que é feita em contexto escolar e, por esse motivo, em estreita articulação com as direções e técnicas de todas as escolas do concelho.
(Oh!)Brigada é um projeto de empreendedorismo e inovação social, que visa trabalhar as competências emocionais e sociais, em grupos de jovens.
Financiado pelo Portugal Inovação Social e pela Câmara de Alcobaça, o programa “incide sobre quatro grandes áreas, entre o autoconhecimento, a comunicação e relações interpessoais e a cidadania ativa”, resume a psicóloga Ana Ferreira, que integra a equipa com Camila Carvalho, também psicóloga, e Fabiana Domingues, assistente social.
“Partimos de dentro para fora, olhando para as necessidades do grupo”, explica Ana Ferreira, que dá o exemplo do acompanhamento que o (Oh!)Brigada fez a “grupo de miúdos do [ensino] profissional que vão para o mercado de trabalho”.
Com a maior parte dos jovens sinalizados pelas escolas através do Serviço de Psicologia e Orientação, “alguns juntam-se por vontade própria”, garante a psicóloga, que descreve sessões semanais em contexto escolar, mas também as que são promovidas durante as interrupções letivas. Podem ser idas a lares de idosos, com atividades intergeracionais, ou, entre muitos outros cenários, ações de voluntariado entre gatos e cães junto do Grupo dos Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (Gapa).
As três técnicas destacam “a fundamental articulação com os diretores e as técnicas das escolas”, que “facilitam muito os horários”.
O projeto, que decorre até ao final do penúltimo trimestre de 2027, teve um dos seus pontos altos no “bootcamp” promovido em diferentes localidades com as nove diferentes brigadas do concelho “para consolidar as competências” dos jovens.
“Já estamos a preparar o próximo ano, que terá novas brigadas, de forma a alcançarmos o maior número de jovens”, explica Ana Ferreira, que adianta que serão introduzidas algumas diferenças, com a possibilidade de promover mais ações fora da escola durante o ano letivo.