O Partido Socialista (PS) deu a conhecer, no passado sábado, junto à ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho, numa sessão marcada por fortes críticas à governação social-democrata e pelo apelo à mudança no próximo ciclo autárquico.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Cabeça de lista à Câmara, Diogo Ramalho abriu a sessão com palavras dirigidas aos 209 candidatos que integram as listas do PS. “São pessoas que dão a cara pela sua rua, aldeia, freguesia, vila, cidade e concelho”, afirmou o mais jovem candidato de sempre à Câmara de Alcobaça, sublinhando que o PSD “governa há três décadas sem dar o impulso que o concelho precisa e merece”, acusando a gestão atual de acumular “atrasos, promessas falhadas e oportunidades perdidas”. Para o candidato, “mudar” significa apostar em áreas concretas: habitação acessível para jovens, melhores cuidados de saúde, emprego de qualidade, apoio ao comércio, à agricultura e às freguesias, “devolvendo dignidade e prosperidade ao concelho”.
Ao lado de Diogo Ramalho surge como número 2 da lista Isabel Fonseca, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria que cumpre o terceiro mandato. A lista socialista à Câmara integra ainda Vera Filipa Loureiro, Rui Maurício Coutinho, Susana Maria Traquina, Artur Jorge Santos e Ana Luísa Catarino.
Para a Assembleia Municipal, o PS aposta em Eugénia Rodrigues, histórica militante e atual deputada municipal. No discurso de apresentação, destacou problemas estruturais como a falta de saneamento básico em várias freguesias, a carência de habitação e de oportunidades laborais, fatores que, no seu entender, explicam a dificuldade em fixar jovens no concelho. Apontou ainda críticas ao funcionamento dos transportes escolares e urbanos, defendendo que serviços como a rede CHITA devem ser repensados e alargados de forma mais eficaz a outras freguesias. Entre as propostas, destacou a realização de reuniões descentralizadas da Assembleia Municipal em todas as freguesias, a criação do cargo de “Jovem Autarca – Presidente da Assembleia Municipal”, para estimular a participação democrática, e um papel mais combativo e construtivo na fiscalização da Câmara. “Não estou sozinha. Tenho uma equipa coesa, forte e representativa de todo o concelho”, sublinhou.
Foram apresentados os candidatos às juntas: José Casaca (Alfeizerão), Cristiana Duarte (Aljubarrota), Gonçalo Ezequiel (Benedita), Fernando Azeitona (Évora de Alcobaça) e João “Nini” Caçoila (São Martinho do Porto), António Maria das Serradas (Pataias e Martingança), António Rato (Coz, Alpedriz e Montes) e Susana Neto (Alcobaça e Vestiaria). O PS não vai a votos no Bárrio (apoia a candidatura da independente Fátima Santos), Vimeiro, Turquel, Cela e Maiorga (apoia a candidatura do agora independente Sérgio Rocha).