O movimento independente “Nazaré Merece”, apoiado pelo PSD, apresentou, no passado domingo, a lista e as ideias de uma candidatura que procura uma mudança de ciclo no concelho. A apresentação contou com a presença do vice-presidente do PSD, Rui Rocha, numa iniciativa que decorreu em pleno Largo da Misericórdia, na Pederneira, para onde também se deslocaram dezenas de apoiantes da candidatura.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O discurso mais aguardado por muitos presentes ficou para o fim. O candidato à Câmara da Nazaré, Serafim António, expôs um conjutno de ideias para várias pastas de um concelho que considera estar a viver uma “situação de emergência”. Na saúde, “fixar médicos”, através de “incentivos, habitação, transporte e integração comunitária” é uma ideia chave, tal como o estabelecimento de “parcerias com IPSS locais”. Na educação, o empresário sublinhou a vontade de “acabar com os contentores” na Escola Amadeu Gaudêncio e de ver aquele parque escolar ampliado para “dar dignidade aos alunos e professores”.
”Requalificar os centros escolares” e “reforçar a rede de creches e pré-escolar” foram também ideias partilhadas por Serafim António no domínio da educação. Na habitação, uma das prioridades é “aproveitar os fundos ainda disponíveis do PRR e criar habitação acessível em todo o concelho” e, na economia, o plano passa por “atrair empresas, criar um gabinete de empreendedorismo, apoiar startups ligadas ao mar, ao turismo, à cultura e às novas tecnologias”. O cabeça de lista do movimento independente, apoiado pelo PSD, avançou ainda com a intenção de valorizar a cultura ancestral, desenvolver o Porto de Abrigo (com um plano estratégico pensado a 30 anos a fim de extrair potencial económico), recapacitar pavilhões e infraestruturas desportivas e o lançar o programa “Nazaré em Movimento”.
O primeiro discurso coube ao mandatário da candidatura, José Jordão, que frisou a importância de “servir as pessoas com humildade e muito trabalho”, um discurso que se viria a mostrar alinhado com o do vice-presidente do PSD, Rui Rocha, que apelou à “capacidade de trabalho” e ao “compromisso com as pessoas e com a terra”.
A manhã também ficou marcada pelo discurso do candidato à Junta da Nazaré, Augusto Portugal, que reconheceu a dimensão internacional que tem sido projetada para a Nazaré, mas frisou a importância e a necessidade de cuidar de quem ali reside e dos respetivos serviços. Fátima Boleixa, candidata à Junta de Valado dos Frades, e Ricardo Neves, candidato à Assembleia Municipal, também discursaram perante os presentes, reforçando o empenho e a coesão de toda a equipa.