A alfeizerense Mariana Freitas foi coroada, no início deste mês, como Miss Petite Falls International Portugal 2026. O título foi conquistado em Viseu e permitirá que a jovem, de apenas 20 anos, represente o País no concurso internacional, que se realizará em março do próximo ano, em Foz do Iguaçu, no Brasil.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Na categoria em que concorreu, a estudante do último ano de Licenciatura em Som e Imagem, na Escola Superior de Artes e Design, em Caldas da Rainha, enfrentou a concorrência de mais seis candidatas. “Entre os dias 3 e 5 de outubro, estivemos em confinamento, participando em atividades e cumprindo com as cores de roupa que a organização pedia, enquanto éramos constantemente avaliadas”, explicou ao REGIÃO DE CISTER.
Mas o sonho começou ainda na infância, quando Mariana assistia a canais de televisão com concursos de miss. “Até mesmo nas séries do Disney Channel, em que por vezes faziam brincadeiras com concursos de miss…”, recordou, acrescentando que sempre foi um tema que lhe despertou muito interesse e representava um sonho que queria seguir.
“Depois, à medida que fui crescendo, acompanhei mais de perto o mundo dos concursos, e o tal sonho que toda a gente dizia que era só de pequenina e que passaria… não passou”, acrescentou.
O primeiro reconhecimento aconteceu em 2022. Aos 16 anos, candidatou-se a Miss Teen Leiria, ficando como “primeira-dama”, equivalente à 2.ª posição. No ano seguinte, Mariana voltou a concorrer e, desta vez, conquistou o título, garantindo o bilhete para representar Leiria na final nacional, realizada no Alentejo.
Dois anos depois, a jovem alfeizerense, que sempre estudou na cidade vizinha de Caldas da Rainha, onde ainda mantém grande parte da sua rotina, conheceu o concurso Miss Falls International Portugal e decidiu aventurar-se. Uma vez mais, a vitória voltou a sorrir-lhe e a abrir-lhe mais uma porta: agora a do Brasil, onde vai representar a região e o País. Levando o nome de Alcobaça e Caldas da Rainha além fronteiras.


