O Clube Recreativo Beneficente Valadense organiza, na reta final do ano, a 1.ª edição do Festival de Teatro em Valado dos Frades, que pretende assinalar o centenário da coletividade local e diversificar a oferta cultural da região.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Pensado para atrair famílias e novos públicos, o evento arranca com cinco companhias amadoras que sobem ao palco com diferentes produções que prometem arrancar gargalhadas do público e fazê-lo refletir sobre diversas temáticas.
“Queremos celebrar a tradição do teatro e promovê-lo junto da nossa comunidade, principalmente a escolar”, sublinha Vítor Ferreira, membro da organização que integra a companhia de teatro da coletividade fundada em 2018. “Realizamos esta primeira edição num formato amador e reduzido, mas quem sabe não poderemos trazer mais companhias nas próximas edições“, refere ainda, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
A programação abriu no sábado com o grupo de alunos das oficinas do Teatro do Botão, oriundo da Marinha Grande, que entra em cena com a peça “Tribunal de Contos”.
No próximo dia 22, será possível assistir a uma sessão em dose dupla e em estreia absoluta com a peça inclusiva “Circo – Uma História do Avesso” do grupo Ceeria Encena, seguida da apresentação de “Fora da Tela”, do Grupo Teatro Prata da Casa da Sociedade Filarmónica Vestiariense, que reúne várias crianças em palco.
No dia 6 do próximo mês, o grupo Fatias de Cá, de Tomar, apresenta “Sim, Senhor Primeiro-Ministro”, uma paródia portuguesa baseada na antiga sitcom inglesa “Yes, Minister”. A peça tem como protagonista o Primeiro Ministro de Portugal que, enquanto Presidente da União Europeia, decide convocar uma conferência europeia que se revela numa verdadeira catástrofe.
A estreia do espetáculo “Encontramo-nos Quando?” do Grupo de Teatro da Sociedade Filarmónica Turquelense encerra o cartaz da 1.ª edição do Festival de Teatro em Valado dos Frades na semana seguinte, a 12 de dezembro.
As apresentações decorrem nas instalações do Clube Recreativo Beneficente Valadense, às 21:30 horas. No âmbito da parceria com o Centro Escolar de Valado dos Frades, os alunos da instituição de ensino têm acesso gratuito aos espetáculos.


