O Centro Escolar de Alcobaça conseguiu recolher 8.125,3 quilos (kg) de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE) e baterias (RB) na 17.ª edição da Geração Depositrão, correspondente ao ano letivo de 2024/2025. Este número colocou a escola do Agrupamento de Escolas de Cister no 1.º lugar entre as entidades que mais resíduos recolheram em todo o distrito de Leiria.
A nível distrital, entre 35 participantes, o Centro Escolar de Alcobaça destacou-se como a entidade que mais resíduos recolheu. A Escola Básica n.º 2 Padre Franklin, no concelho da Marinha Grande, e a Escola Básica de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, com 2.069,4 kg e 1.820,3 kg de resíduos recolhidos, respetivamente, completam o pódio no que ao distrito de Leiria diz respeito. Já a nível nacional, a escola alcançou o 8.º lugar num universo de cerca de 500 escolas participantes.
A diferença da quantidade de REEE e RB corretamente reencaminhados entre o Centro Escolar de Alcobaça e o segundo classificado a nível distrital superou os 6 mil quilos.
No que toca ao peso por aluno, o estabelecimento de ensino de Alcobaça recolheu 18,72 quilos por estudante, enquanto a escola do concelho da Marinha Grande registou uma média de 16,42 quilos, e a escola de Atouguia da Baleia 3,03 quilos.
Este projeto, que visa consciencializar e sensibilizar a comunidade escolar para o correto encaminhamento de REEE e RB, é promovido pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Na 17.ª edição, participaram mais de 317 mil alunos e foram recolhidas 446 toneladas de resíduos em todo o país.
“A ERP Portugal apela a uma forte adesão à 18.ª edição da Geração Depositrão, que agora começa. Os resultados alcançados na 17.ª edição demonstram o incrível empenho da comunidade escolar e o enorme impacto que esta iniciativa tem na circularidade da economia”, destacou Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, citada num comunicado de imprensa. A responsável apelou ainda à sensibilidade de professores, pais e alunos: “Juntem-se a nós nesta missão! Cada passo e cada recolha de REEE e pilhas usadas fará a diferença no futuro de todos”, pode ler-se.
As inscrições para a próxima edição da Geração Depositrão, relativas ao ano letivo 2025/2026, já estão abertas desde o jardim de infância ao ensino superior.


