Segunda-feira, Novembro 17, 2025
Segunda-feira, Novembro 17, 2025

Centro Escolar de Alcobaça lidera recolha de REEE e RB no distrito de Leiria

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Escolar de Alcobaça conseguiu recolher 8.125,3 quilos (kg) de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE) e baterias (RB) na 17.ª edição da Geração Depositrão, correspondente ao ano letivo de 2024/2025. Este número colocou a escola do Agrupamento de Escolas de Cister no 1.º lugar entre as entidades que mais resíduos recolheram em todo o distrito de Leiria.

A nível distrital, entre 35 participantes, o Centro Escolar de Alcobaça destacou-se como a entidade que mais resíduos recolheu. A Escola Básica n.º 2 Padre Franklin, no concelho da Marinha Grande, e a Escola Básica de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, com 2.069,4 kg e 1.820,3 kg de resíduos recolhidos, respetivamente, completam o pódio no que ao distrito de Leiria diz respeito. Já a nível nacional, a escola alcançou o 8.º lugar num universo de cerca de 500 escolas participantes.

A diferença da quantidade de REEE e RB corretamente reencaminhados entre o Centro Escolar de Alcobaça e o segundo classificado a nível distrital superou os 6 mil quilos.

Região de Cister - Assine já!

No que toca ao peso por aluno, o estabelecimento de ensino de Alcobaça recolheu 18,72 quilos por estudante, enquanto a escola do concelho da Marinha Grande registou uma média de 16,42 quilos, e a escola de Atouguia da Baleia 3,03 quilos.

Este projeto, que visa consciencializar e sensibilizar a comunidade escolar para o correto encaminhamento de REEE e RB, é promovido pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Na 17.ª edição, participaram mais de 317 mil alunos e foram recolhidas 446 toneladas de resíduos em todo o país.

“A ERP Portugal apela a uma forte adesão à 18.ª edição da Geração Depositrão, que agora começa. Os resultados alcançados na 17.ª edição demonstram o incrível empenho da comunidade escolar e o enorme impacto que esta iniciativa tem na circularidade da economia”, destacou Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, citada num comunicado de imprensa. A responsável apelou ainda à sensibilidade de professores, pais e alunos: “Juntem-se a nós nesta missão! Cada passo e cada recolha de REEE e pilhas usadas fará a diferença no futuro de todos”, pode ler-se.

As inscrições para a próxima edição da Geração Depositrão, relativas ao ano letivo 2025/2026, já estão abertas desde o jardim de infância ao ensino superior.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!