Quinta-feira, Junho 18, 2026
Quinta-feira, Junho 18, 2026

Voluntários recolhem 870 quilos de lixo na Praia das Paredes

Data:

Partilhar artigo:

Em apenas duas horas, 73 voluntários retiraram 870 quilos de resíduos da Praia de Paredes da Vitória, na União de Freguesias de Pataias e Martingança, numa ação de limpeza ambiental promovida pelo movimento One Piece After Another, no passado dia 7. A quantidade de lixo recolhida voltou a expor a dimensão da poluição que atinge aquele areal, sobretudo após períodos de mau tempo.
A gravidade da situação já tinha, no entanto, sido confirmada antes da iniciativa principal. Dois dias antes, Ricardo Machado, mentor do movimento, esteve no local e recolheu cerca de 300 quilos de resíduos, uma quantidade de lixo que evidenciou o elevado nível de contaminação existente naquela zona costeira.
Para o marinhense, o problema está longe de ser exclusivo da Praia das Paredes. “Na verdade, não é um problema apenas desta praia. Sempre que há tempestades, o mar devolve o lixo que se encontra depositado no fundo do mar. Cerca de 80% do lixo está depositado. A Praia das Paredes acaba por sofrer sempre um bocadinho durante o inverno”, reflete o fundador do movimento.
A iniciativa contou com a participação de formandos RVCC e elementos do Centro Qualifica de Cister – Agrupamento de Escolas de Cister, da NFC Running Team, de voluntários do movimento e de moradores das Paredes.
Entre os resíduos recolhidos os voluntários encontraram cordas, pedaços de plástico de grandes dimensões, alcatruzes, embalagens, microplásticos, cotonetes, tampas e redes, numa ação que voltou a evidenciar a quantidade de lixo que continua a dar à costa naquela zona.
Além da componente ambiental, a iniciativa teve também uma vertente solidária, com angariação de donativos para a Gruva Nazaré. O programa incluiu ainda uma sessão de yoga na plataforma daquela praia, orientada por Filipa Neves e Diana Lino, com apoio do Villager, e terminou com uma sunset party.
Apesar dos números alcançados, Ricardo Machado considera que o maior impacto destas ações está na sensibilização das pessoas. “Este é o mês do aniversário, mas a ação do aniversário é apenas no dia 29. Mais do que o lixo recolhido, que é uma luta inglória, penso que estas ações fazem a diferença pela sensibilização dos voluntários para o problema do lixo marinho”, acredita o empreendedor.
Ricardo Machado acrescenta que o retorno tem sido positivo, tanto entre crianças como entre adultos, levando muitos participantes a mudar hábitos no quotidiano ou a começar a recolher lixo durante atividades físicas.
A principal mensagem, sublinha, passa pela urgência de alterar comportamentos. “Embora pareça uma utopia nesta sociedade de consumo, é urgente recusar o descartável, ou sempre que possível reduzir o uso. É importante separar os resíduos para reciclagem e descartá-los no sítio correto, caso contrário acabam num aterro ou abandonados na natureza”, alerta.
Para além do apoio do Município de Alcobaça e da União de Freguesias de Pataias e Martingança, a ação contou ainda com a parceria da Próxima Arquitectos e da LMFitness.

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro histórias, uma certeza: a arte pode (mesmo) salvar

Há coisas sobre as quais nos detemos em busca de uma explicação, mas que teimam não ter uma...

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração pública do Centro Cultural de Turquel

O novo Centro Cultural de Turquel (CCT) foi inaugurado na tarde do passado sábado, no âmbito das Festas...

Conclusão das obras no IC9 previstas para setembro

Os constrangimentos provocados pelo encerramento do IC9 são uma realidade que tem assolado diariamente os habitantes do concelho...

Projeto de aluno da EPN procura transformar a mobilidade em Portugal

Uma cadeira de rodas de 180 quilos e um País com lacunas profundas ao nível da acessibilidade. Foi...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!