O documentário “A Cruz Dá Sempre Jeito”, realizado pelo fotojornalista nazareno Rui Caria, foi selecionado para o cineFé — Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã, que decorrerá em Fátima, em 2026.
A seleção do trabalho foi destacada na reunião do executivo da passada semana pelo presidente da Câmara, Serafim António. “O Rui é um fotojornalista multipremiado que muito orgulha a Nazaré”, afirmou o edil, sublinhando o reconhecimento alcançado pelo profissional natural do concelho. O documentário acompanha a história do padre Nélson, diagnosticado com esclerose múltipla, e a forma como enfrenta a doença através da fé, da esperança e do sentido de humor. O título da obra nasce de uma expressão do próprio protagonista — “A cruz dá sempre jeito; sempre!” —, associando a experiência do sofrimento pessoal ao significado cristão da cruz.
Rui Caria tem desenvolvido um percurso ligado ao fotojornalismo documental, com particular atenção a temas sociais, humanitários e aos direitos humanos. Ao longo da carreira, recebeu várias distinções nacionais e internacionais e acompanhou, entre outras realidades, a guerra na Ucrânia e as rotas de migrantes e refugiados no Mediterrâneo.
O cineFé é um festival dedicado a produções audiovisuais de temática cristã, procurando promover novos realizadores, divulgar obras fora dos circuitos comerciais e criar espaços de reflexão através do cinema.


