Domingo, Setembro 7, 2025
Domingo, Setembro 7, 2025

Jorge Soares em entrevista

Data:

Partilhar artigo:

O presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça explica em entrevista ao REGIÃO DE CISTER as razões do sucesso do projeto daquele fruto, que já é reconhecido e valorizado por clientes e consumidores nacionais e internacionais.

 

O presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça explica em entrevista ao REGIÃO DE CISTER as razões do sucesso do projeto daquele fruto, que já é reconhecido e valorizado por clientes e consumidores nacionais e internacionais.

REGIÃO DE CISTER (RC) > Década e meia depois da criação da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça (APMA) sente que esse foi um desafio ganho?
JORGE SOARES (JS) > Sentimos que valeu a pena. Até porque é década e meia de associação e duas décadas e meia desde que se constituiu a IGP (Indicação Geográfica Protegida). E se recuarmos a esse tempo a ameaça da produção de fruta desta região, nomeadamente da maçã, era enorme, porque tínhamos uma produtividade de cerca de um terço em relação aos nossos concorrentes franceses e tínhamos um grau de organização muito baixo. Isto é, enquanto a Europa estava organizada entre 60 a 80%, nós tínhamos 20% de grau organizacional. O projeto da APMA permitiu dar grandes passos e em pouco tempo. Conseguimos colocar a Maçã de Alcobaça, que até então tinha só atributos de sabor, como uma das maçãs mais prestigiadas do País. Com esta ideia da marca coletiva também conseguimos transformar concorrentes em parceiros de negócios. Eu não seria produtor de maçã se não tivesse construído esta imagem e dado a volta ao produto, que era de baixo valor e de baixo prestígio. 

Região de Cister - Assine já!

Leia a entrevista na íntegra na edição em papel do REGIÃO DE CISTER

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Sotão vence AD Buarcos e sagra-se campeão nacional

O Sótão sagrou-se campeão nacional, ao início da tarde deste sábado, depois de vencer a AD Buarcos, 6-4,...

Santos da casa

O património de uma cidade é muito mais que os seus monumentos. No caso de Alcobaça, a música,...

Propec aposta na melhoria da comunicação com os clientes

A Propec anunciou o lançamento da nova versão da ferramenta “MyProvet”, um marco que reforça a aposta da empresa...

Rota da Chita chega a mais quatro freguesias de Alcobaça

O circuito da Chita - Transportes Urbanos de Alcobaça Chita vai passar a servir, a partir do próximo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!