É raro o dia em que a página de Facebook da associação Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (Gapa) não partilhe fotografias de animais que se encontram para adoção. Atualmente são cerca de 70 os cães que esperam por alguém que lhes queira dar um lar e carinho. O espaço para manter tantos animais já começa a escassear: em casa de Elisabete Rodrigues, presidente da Direção da Gapa, contam-se 60 cães.
É raro o dia em que a página de Facebook da associação Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (Gapa) não partilhe fotografias de animais que se encontram para adoção. Atualmente são cerca de 70 os cães que esperam por alguém que lhes queira dar um lar e carinho. O espaço para manter tantos animais já começa a escassear: em casa de Elisabete Rodrigues, presidente da Direção da Gapa, contam-se 60 cães. Os restantes dez foram distribuídos pelas residências de família de acolhimento temporário. Até que apareça alguém que os queira adotar.
A situação não tem sido fácil nos últimos anos. A falta de um espaço onde se possam alojar os animais recolhidos pela associação tem sido “castradora”. Mas não continuará a ser por muito mais tempo.
Brevemente, uma antiga cartonagem situada em Coz, na zona do Alqueidão, estará pronta para receber os 70 animais que já foram recolhidos pela Gapa, havendo capacidade para alojar mais 30 cães. A antiga fábrica e os terrenos envolventes foram adquiridos em novembro do ano passado pelo valor de 11.250 euros, valor totalmente doado por dois sócios. As despesas inerentes à escritura e às contribuições às finanças (cerca de mil euros) foram pagas com donativos que os 90 sócios e amigos da associação fizeram, na sequência do apelo feito na página do Facebook da Gapa. “Estamos empenhados em concluir as obras para darmos melhores instalações aos nossos animais. O espaço vai ficar muito bonito e acolhedor“, sublinhou Elisabete Rodrigues.
No final de março, os Bombeiros de Alcobaça limparam o interior da fábrica. Logo que o projeto do interior esteja pronto, serão necessários voluntários para construir os compartimentos do canil. E algum dinheiro para aquisição dos materiais que vão ser necessários. Nesse sentido, a GAPA vai pedir apoio à Câmara de Alcobaça ainda esta semana.