É com a Banda Sinfónica de Alcobaça no Claustro do Rachadouro, esta sexta-feira, às 22 horas, que tem início a edição deste ano do Cistermúsica, ouvindo-se a cantata ‘Carmina Burana’, de Carl Orff.
É com a Banda Sinfónica de Alcobaça no Claustro do Rachadouro, esta sexta-feira, às 22 horas, que tem início o Festival de Música, ouvindo-se a cantata ‘Carmina Burana’, de Carl Orff.
Em palco juntam-se ainda o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Coro Infantil Lisboa Cantat e Coro Infantil da Academia de Música de Alcobaça (AMA), a par dos solistas Ana Paula Russo (soprano), Carlos Monteiro (tenor) e Diogo Oliveira (barítono), num espetáculo que contará com cerca de 180 músicos, sob a direção musical de Rui Carreira e a direção do coro de Jorge Alves.
No dia seguinte, a história do Cistermúsica escreve-se com o contratenor Luís Peças e com a cravista Jenny Silvestre, na Igreja Matriz de Pataias, onde apresentarão um programa de Música Barroca composto por obras de François Couperin, Henry Purcell e Georg Friedrich Haendel. O momento repete-se no domingo, às 18 horas, na Igreja Matriz de São Martinho do Porto.
A acompanhar estes espetáculos de arranque do festival, tornará a haver uma série de propostas integradas na secção Júnior e Famílias, entre as quais se destacam o espetáculo de final de ano da Academia de Música e Dança de Alcobaça, intitulado The Sound of Musicals – Ao Som dos Musicais, este domingo, às 21:30 horas, também no Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça com músicos, bailarinos e projeção visual em cena dedicada ao universo dos musicais.
‘O Carnaval dos animais’, pela Academia de Dança de Alcobaça, abre a programação Cistermúsica Júnior e Famílias, no sábado às 11 horas, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho na Benedita. No mesmo dia, às 19 horas, a Orquestra de Saxofones da AMA dará um concerto, sob a a direção de Nuno Mendes, no Museu do Vinho em Alcobaça, numa iniciativa que decorrerá no âmbito do evento “Vinhos de Cister”.
Com 14 espetáculos na programação principal, o Cistermúsica 2015 vai ser a edição “mais internacional de sempre” do festival de música clássica de Alcobaça, chegará a novos palcos e pretende continuar a marcar a diferença na música e na dança. Além dos concertos e bailados em Alcobaça, o Cistermúsica apresenta concertos noutras localidades da região, como nos concelhos da Nazaré, Marinha Grande e Peniche. Momentos para viver até ao dia 26 do próximo mês.