Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Carmina Burana de Carl Orff abre Cistermúsica

Data:

Partilhar artigo:

É com a Banda Sinfónica de Alcobaça no Claustro do Rachadouro, esta sexta-feira, às 22 horas, que tem início a edição deste ano do Cistermúsica, ouvindo-se a cantata ‘Carmina Burana’, de Carl Orff. 

É com a Banda Sinfónica de Alcobaça no Claustro do Rachadouro, esta sexta-feira, às 22 horas, que tem início o Festival de Música, ouvindo-se a cantata ‘Carmina Burana’, de Carl Orff. 

Em palco juntam-se ainda o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Coro Infantil Lisboa Cantat e Coro Infantil da Academia de Música de Alcobaça (AMA), a par dos solistas Ana Paula Russo (soprano), Carlos Monteiro (tenor) e Diogo Oliveira (barítono), num espetáculo que contará com cerca de 180 músicos, sob a direção musical de Rui Carreira e a direção do coro de Jorge Alves.

Região de Cister - Assine já!

No dia seguinte, a história do Cistermúsica escreve-se com o contratenor Luís Peças e com a cravista Jenny Silvestre, na Igreja Matriz de Pataias, onde apresentarão um programa de Música Barroca composto por obras de François Couperin, Henry Purcell e Georg Friedrich Haendel. O momento repete-se no domingo, às 18 horas, na Igreja Matriz de São Martinho do Porto.

A acompanhar estes espetáculos de arranque do festival, tornará a haver uma série de propostas integradas na secção Júnior e Famílias, entre as quais se destacam o espetáculo de final de ano da Academia de Música e Dança de Alcobaça, intitulado The Sound of Musicals – Ao Som dos Musicais, este domingo, às 21:30 horas, também no Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça com músicos, bailarinos e projeção visual em cena dedicada ao universo dos musicais.

‘O Carnaval dos animais’, pela Academia de Dança de Alcobaça, abre a programação Cistermúsica Júnior e Famílias, no sábado às 11 horas, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho na Benedita. No mesmo dia, às 19 horas, a Orquestra de Saxofones da AMA dará um concerto, sob a a direção de Nuno Mendes, no Museu do Vinho em Alcobaça, numa iniciativa que decorrerá no âmbito do evento “Vinhos de Cister”.

Com 14 espetáculos na programação principal, o Cistermúsica 2015 vai ser a edição “mais internacional de sempre” do festival de música clássica de Alcobaça, chegará a novos palcos e pretende continuar a marcar a diferença na música e na dança. Além  dos concertos e bailados em Alcobaça, o Cistermúsica apresenta concertos noutras localidades da região, como nos concelhos da Nazaré, Marinha Grande e Peniche. Momentos para viver até ao dia 26 do próximo mês.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!