Domingo, Julho 6, 2025
Domingo, Julho 6, 2025

Montras do comércio decoradas com louças chegam a livro

Data:

Partilhar artigo:

O Museu de Cerâmica de Alcobaça saiu do seu espaço e instalou-se nas montras do comércio tradicional da cidade. Da ação, resultaram fotografias, agora compiladas num livro, editado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. 

O Museu de Cerâmica de Alcobaça saiu do seu espaço e instalou-se nas montras do comércio tradicional da cidade. Da ação, resultaram fotografias, agora compiladas num livro, editado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria.

A apresentação do livro ‘O Museu de Cerâmica vai à cidade’ decorreu, no dia 26 de novembro, na Rua Frei Fortunato, mais conhecida por Rua de Baixo. As peças que decoraram as montras, durante as comemorações do Dia Internacional dos Museus, pertencem à coleção de cerâmica de Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, pais do historiador Jorge Pereira de Sampaio. 

Região de Cister - Assine já!

Durante o lançamento, na presença de várias dezenas de pessoas, Isabel Fonseca elogiou a determinação e o trabalho dos comerciantes alcobacenses. “Tenho de enaltecer e felicitar a resistência destes homens e mulheres, até porque os tempos têm sido muito difíceis”, agradeceu a presidente da União, acrescentando que as “portas da Junta estão sempre abertas para iniciativas que engrandeçam e valorizem as freguesias e o concelho”.

Jorge Pereira de Sampaio explica que o livro resulta da vontade de levar cerca de três centenas de peças de cerâmica, de várias épocas, 50 lojas do comércio tradicional. “Dado o interesse da iniciativa, foi publicado o livro pela União de Freguesias, no sentido de promover a cerâmica e o comércio”, salientou o historiador. 

O antigo diretor do Mosteiro de Santa Maria avançou ao REGIÃO DE CISTER que “vê com bons olhos a ideia de ter homenagens à cerâmica nas ruas da cidade em permanência”. Um desejo que já apresentou junto das entidades. 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartas de Afetos unem crianças e idosos em amizade escrita à mão

Durante vários meses, as crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alpedriz, Casal de Ramos e...

Um domo contra os extremos

Só para o vento é que não encontrei ainda um refúgio, terei de aguentar. Para o vento e...

Atletismo: São-martinhense sagra-se campeã nacional sub-18

A são-martinhense Caetana Neves (Arneirense)sagrou-se campeã nacional de sub-18 na prova de 2.000 metros obstáculos. Em Beja, nem uma...

Hóquei: HC Turquel despede-se como vice-campeão nacional

O HC Turquel anunciou, no último domingo, a interrupção no projeto referente à equipa sénior feminina. Fê-lo um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!