Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Montras do comércio decoradas com louças chegam a livro

Data:

Partilhar artigo:

O Museu de Cerâmica de Alcobaça saiu do seu espaço e instalou-se nas montras do comércio tradicional da cidade. Da ação, resultaram fotografias, agora compiladas num livro, editado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. 

O Museu de Cerâmica de Alcobaça saiu do seu espaço e instalou-se nas montras do comércio tradicional da cidade. Da ação, resultaram fotografias, agora compiladas num livro, editado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria.

A apresentação do livro ‘O Museu de Cerâmica vai à cidade’ decorreu, no dia 26 de novembro, na Rua Frei Fortunato, mais conhecida por Rua de Baixo. As peças que decoraram as montras, durante as comemorações do Dia Internacional dos Museus, pertencem à coleção de cerâmica de Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, pais do historiador Jorge Pereira de Sampaio. 

Durante o lançamento, na presença de várias dezenas de pessoas, Isabel Fonseca elogiou a determinação e o trabalho dos comerciantes alcobacenses. “Tenho de enaltecer e felicitar a resistência destes homens e mulheres, até porque os tempos têm sido muito difíceis”, agradeceu a presidente da União, acrescentando que as “portas da Junta estão sempre abertas para iniciativas que engrandeçam e valorizem as freguesias e o concelho”.

Jorge Pereira de Sampaio explica que o livro resulta da vontade de levar cerca de três centenas de peças de cerâmica, de várias épocas, 50 lojas do comércio tradicional. “Dado o interesse da iniciativa, foi publicado o livro pela União de Freguesias, no sentido de promover a cerâmica e o comércio”, salientou o historiador. 

O antigo diretor do Mosteiro de Santa Maria avançou ao REGIÃO DE CISTER que “vê com bons olhos a ideia de ter homenagens à cerâmica nas ruas da cidade em permanência”. Um desejo que já apresentou junto das entidades. 

 

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!