Terça-feira, Junho 18, 2024
Terça-feira, Junho 18, 2024

Montras do comércio decoradas com louças chegam a livro

Data:

Partilhar artigo:

O Museu de Cerâmica de Alcobaça saiu do seu espaço e instalou-se nas montras do comércio tradicional da cidade. Da ação, resultaram fotografias, agora compiladas num livro, editado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. 

O Museu de Cerâmica de Alcobaça saiu do seu espaço e instalou-se nas montras do comércio tradicional da cidade. Da ação, resultaram fotografias, agora compiladas num livro, editado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria.

A apresentação do livro ‘O Museu de Cerâmica vai à cidade’ decorreu, no dia 26 de novembro, na Rua Frei Fortunato, mais conhecida por Rua de Baixo. As peças que decoraram as montras, durante as comemorações do Dia Internacional dos Museus, pertencem à coleção de cerâmica de Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, pais do historiador Jorge Pereira de Sampaio. 

Região de Cister - Assine já!

Durante o lançamento, na presença de várias dezenas de pessoas, Isabel Fonseca elogiou a determinação e o trabalho dos comerciantes alcobacenses. “Tenho de enaltecer e felicitar a resistência destes homens e mulheres, até porque os tempos têm sido muito difíceis”, agradeceu a presidente da União, acrescentando que as “portas da Junta estão sempre abertas para iniciativas que engrandeçam e valorizem as freguesias e o concelho”.

Jorge Pereira de Sampaio explica que o livro resulta da vontade de levar cerca de três centenas de peças de cerâmica, de várias épocas, 50 lojas do comércio tradicional. “Dado o interesse da iniciativa, foi publicado o livro pela União de Freguesias, no sentido de promover a cerâmica e o comércio”, salientou o historiador. 

O antigo diretor do Mosteiro de Santa Maria avançou ao REGIÃO DE CISTER que “vê com bons olhos a ideia de ter homenagens à cerâmica nas ruas da cidade em permanência”. Um desejo que já apresentou junto das entidades. 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: Dupla da Benedita conquista inédito tetracampeonato nacional

Os técnicos Nuno Dias e Paulo Luís, o primeiro residente na Benedita e o segundo natural da freguesia,...

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!