Segunda-feira, Setembro 14, 2026
Segunda-feira, Setembro 14, 2026

Grupo Gala cria licor conventual que conta história de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Pode um licor conventual juntar ervas aromáticas e mel de laranjeira e beber da história dos monges de Cister e da cidade de Alcobaça? O Grupo Gala acredita que sim, tendo apresentado o Licor Conventual de Alcobaça na loja “Chocolates Gala” no primeiro dia da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. 

Pode um licor conventual juntar ervas aromáticas e mel de laranjeira e beber da história dos monges de Cister e da cidade de Alcobaça? O Grupo Gala acredita que sim, tendo apresentado o Licor Conventual de Alcobaça na loja “Chocolates Gala” no primeiro dia da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. 

O resultado não poderia ter sido melhor. “Durante os quatro dias  do evento fizemos 2.600 provas”, adianta Miguel Martins, diretor-geral do Grupo Gala. O segredo talvez seja explicado pela improvável fusão de aromas. “Mais que um licor é uma experiência, uma vez que se adiciona mel de laranjeira ao licor na hora da prova, dando inspiração à história do Mosteiro, dos monges e de Alcobaça”, explica o responsável.

Região de Cister - Assine Já!

Uma vez que “99% dos visitantes são turistas e grupos organizados, que fazem visitas ao Mosteiro”, e que o conceito da loja “mais do que vender é fazer demonstrações e contar histórias sobre as tradições da cidade”, a ideia de criar o licor conventual surge agregada a um conceito turístico. Até porque, desde a sua abertura, em agosto do ano passado, a “Chocalates Gala” tem a funcionar a “Fábrica da Ginja”, em que mostra todo o processo do licor, com o mesmo objetivo de dar a conhecer os produtos e a história de Alcobaça. No entanto, o concorrente forte – a Ginja de Óbidos – levou o grupo a apostar “num produto diferente, com uma apresentação diferente e com um conceito diferente – o mel é misturado no licor com uma palheta até se dissolver”, nota Miguel Martins. 

O Licor Conventual de Alcobaça, que junta, entre outras ervas aromáticas, alecrim e rosmaninho, é produzido pela Licores Abadia, empresa de Alcobaça que já conta com fortes tradições na produção e engarrafamento de licores artesanais. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Museu Dr. Joaquim Manso reabre novamente as portas

O Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, reabriu ao público anteontem, depois de oito anos encerrado....

Feira de Velharias & Antiguidades regressa no domingo à aldeia

O Largo do Rossio, na Martingança, recebe, no próximo domingo, mais uma edição da Feira de Velharias e...

Pataias celebra uma década da primeira geminação

A geminação entre Pataias e La Queue-en-Brie completa este ano uma década e vai ser assinalada com a...

Deputada do PS denuncia “desrespeito” na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota

A deputada do PS Cristiana Duarte abandonou a última sessão da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota, de 4...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!