Quarta-feira, Outubro 29, 2025
Quarta-feira, Outubro 29, 2025

Viagens de Sancha Trindade trazem-na “de volta” a Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o palco de um dos episódios do programa “A Cidade na Ponta dos Dedos”, emitido na RTP 1. O programa foi apresentado por Sancha Trindade, que tem ligações familiares a Alcobaça.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o palco de um dos episódios do programa “A Cidade na Ponta dos Dedos”, emitido na RTP 1. O programa foi apresentado por Sancha Trindade, que tem ligações familiares a Alcobaça.

O episódio, gravado durante a 19.ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorreu no mês de novembro, teve como objetivo mostrar a tradição conventual da região, um dos legados da Ordem de Cister.

Região de Cister - Assine Já!

Filha de Tarcísio Trindade, presidente da Câmara de Alcobaça entre 1969 e 1974, Sancha Trindade é natural de Lisboa, mas a família está ligada, há décadas, a Alcobaça. Durante o programa gravado no monumento Património Mundial, a apresentadora fez questão de recordar as ligações pessoais que mantinha com a cidade e partilhou um “pormenor curioso”: o seu nome tem origem na história secular do Mosteiro.

O programa contou com a participação de Ana Branco (na fotografia), responsável pelo restaurante António Padeiro, e Vasco Gomes, administrador da empresa que produz o licor de ginja M.S.R..

Licenciada em História da Arte, Sancha Trindade “levou” o blogue “A Cidade na Ponta dos Dedos”, criado em março de 2006, da esfera digital para a grelha de programas da RTP3 em 2015, aquando da renovação da estação de informação estatal. Depois de três anos e meio de emissões na RTP 3 e Económico TV, o programa de televisão com o mesmo nome da plataforma transitou para a grelha da televisão pública, sendo transmitido aos sábados, entre as 11:30 horas e o meio dia, na RTP1.

As viagens via ecrã de televisão contam com a curadoria da fundadora e apresentadora do projeto, que criou a plataforma, depois de ter publicado crónicas e artigos na revista do Expresso, GQ Portugal, GQ Brasil, Condé Nast Traveler e Vanity Fair, entre outras.

O projeto, que nasceu como uma plataforma online com a missão de descobrir novos locais e empreendedores nas cidades portuguesas, já “viajou” um pouco por todo o País com o objetivo de mostrar os “espaços e locais, as tendências e os melhores programas para fazer em Lisboa, no Porto, em Portugal e no Mundo”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Guia gastronómico perpetua receitas antigas (e esquecidas) de Serro Ventoso

Um novo guia gastronómico que valoriza a cozinha e os pratos típicos de Serro Ventoso já está disponível,...

CD Pataiense renova sede e planeia retomar futebol jovem

Telmo Moleiro foi reeleito presidente do Clube Desportivo Pataiense (CDP) na assembleia-geral realizada a 26 de setembro. No...

Misericórdia de Alcobaça inaugura residências assistidas

Foram inauguradas, no passado dia 15, as residências assistidas da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, num acontecimento...

Bairro Feliz do Pingo Doce tem oito causas em votação na região

O programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, tem oito causas em votação nas lojas da região, com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!