Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Alcobacenses criam kits para preparar “Jola” em casa

Data:

Partilhar artigo:

Sabe ligar o fogão e seguir uma receita? Em caso afirmativo, estará pronto para começar a fazer a sua própria cerveja. Mas, para isso, terá de adquirir o kit “JOLA – faz a tua cerveja” criado por quatro alcobacenses.

Sabe ligar o fogão e seguir uma receita? Em caso afirmativo, estará pronto para começar a fazer a sua própria cerveja. Mas, para isso, terá de adquirir o kit “JOLA – faz a tua cerveja” criado por quatro alcobacenses.

Com formação na área alimentar, Daniel Abegão começou a produzir cerveja artesanal em casa há cerca de quatro anos. Em conversa sobre o tema com o amigo António Querido surgiu o interesse de, em conjunto, poderem desenvolver algum projeto que acompanhasse o interesse crescente dos portugueses na produção de cerveja artesanal. “Já havendo empresas a disponibilizarem este tipo de oferta, sentíamos que faltava uma marca com um posicionamento mais jovem e urbano, que fosse mais abrangente do ponto de vista do público-alvo e que apresentasse um método ‘descomplicado’ de produzir cerveja”, adianta António Querido ao REGIÃO DE CISTER. Daí à “JOLA – faz a tua” foi um ano. Miguel Querido e Rui Nogueira juntaram-se ao projeto, que tem como premissa fazer uma cerveja saborosa em casa, de forma rápida e simples, sem necessitar de qualquer formação prévia na área. “Fazer cerveja é um processo realmente fácil, rápido e simples e o prazer de a produzir com os nossos amigos é único”, reforça Daniel Abegão.

Região de Cister - Assine já!

Adquirindo um Kit da JOLA e o respetivo preparado de cerveja (há mais de 40 variedades), o cliente possui todas as ferramentas para fazer cerveja de forma rápida e simples em casa, sem necessitar de qualquer formação prévia na área.

Disponíveis há o kit “Iniciação” e o kit “Iniciação Premium”, que custam, respetivamente, 49,95 euros e 94,95 euros. Comprando uma vez, o cliente fica com os equipamentos para repetir o processo produtivo, produzindo 20 litros de cada vez. Qualquer um dos kits traz um manual exclusivo, com todos os passos descritos e dicas para evoluir. Paralelamente, são necessárias as matérias-primas, os chamados preparados de cerveja (na prática, combinações de maltes, lúpulos e leveduras diferenciadas) que custam 20 euros e fazem 20 litros de cerveja. 

Os kits são produzidos pela equipa da JOLA. “Procurámos fornecedores certificados para a aquisição dos variados constituintes dos kits e, após a receção dos materiais, fazemos a montagem final dos kits na nossa sede em Lisboa, uma vez que é aqui que todos vivemos e trabalhamos”, explica Miguel Querido.

O projeto dos alcobacenses já ultrapassou fronteiras, tendo já chegado a países como Luxemburgo, Brasil, França, Suíça ou Bélgica. “Também trabalhamos com as pequenas marcas de cerveja artesanal que vão aparecendo, a quem fornecemos os maltes, lúpulos e leveduras, bem como outros ingredientes, em estado bruto”, revela Rui Nogueira. Beber uma “jola” é beber uma cerveja em algumas regiões do País, mas para estes jovens de Alcobaça “concretiza uma forma relaxada de juntar os amigos e conviver com alegria”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!