O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental das Caldas da Rainha, deteve quatro homens por pesca de meixão no concelho da Nazaré.
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental das Caldas da Rainha, deteve, este sábado, quatro homens em flagrante delito por pesca ilegal de meixão no concelho da Nazaré. Os detidos têm idades compreendidas entre 36 e 44 anos.
A deteção decorreu no âmbito da “Operação Meixão” que detetou os indivíduos a “manusear uma arte de pesca denominada por capinete ou arca” para apanhar aquele pescado.
Os suspeitos “foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência” e o meixão apreendido, por se encontrar vivo, “foi devolvido ao seu habitat natural”, explica fonte da GNR.
Os cerca de 790 gramas de meixão apreendido têm um valor estimado de 395 euros no mercado nacional mas, segundo a GNR, pode chegar a valer 5.530 euros no mercado estrangeiro.
Os rios Alcoa e Tornada são, na região, muito procurados para a pesca ilegal de meixão. Na semana passada, a Polícia Marítima da Nazaré deteve um homem em flagrante enquanto pescava esta espécie protegida.