Um grupo de cinco alunos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) decidiram criar a Cáritas Juvenil de Alcobaça.
Um grupo de cinco alunos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) decidiram criar a Cáritas Juvenil de Alcobaça. Os jovens apresentaram o projeto na Escola D. Inês de Castro para apelarem os colegas a “fazer voluntariado”.
Nelson Mateus, João Mateus, Tânia Palma, Sofia Louceiro, João Brites e Alexandre Madeira são os membros fundadores do grupo sócio-caritativo que quer colocar a “juventude a mexer”.
“Queremos ajudar a fazer a diferença na vida das outras pessoas”, revela Tânia Palma. Foram outras experiências de voluntariado que “emocionaram” os jovens e os levaram a criar esta organização, explica Nelson Mateus, responsável pelo grupo, que já começou a aceitar inscrições de “voluntários juvenis”.
O grupo, com idades entre os 17 e os 20 anos, propôs-se a recolher “uma tonelada de roupa e 200 quilogramas de alimentos”. “Chegámos a pensar em angariar donativos em dinheiro mas optámos por apenas receber bens”, explica Nelson Mateus, coordenador do grupo.
A apresentação da Cáritas Juvenil de Alcobaça decorreu no âmbito do Agrupa 18.6 e contou com a presença de membros da Cáritas Paroquial de Alcobaça, representantes da Cáritas Diocesana de Lisboa e com os The Gift, que deram o seu testemunho sobre o voluntariado e como a banda se envolve em projetos solidários.