Sexta-feira, Maio 1, 2026
Sexta-feira, Maio 1, 2026

Rampa da Escola D. Inês de Castro homenageia Mário Pires de Sá

Data:

Partilhar artigo:

A rampa de acesso à Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, passa a designar-se, a partir deste sábado, rampa Eng. Mário Pires de Sá, em homenagem ao geógrafo alcobacense que faleceu em 1984.

A rampa de acesso à Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, passa a designar-se, a partir deste sábado, rampa Eng. Mário Pires de Sá, em homenagem ao geógrafo alcobacense que faleceu em 1984.

Familiares do antigo professor marcaram presença na cerimónia de descerramento da placa toponímica, que foi desenhada pelo escultor José Aurélio e que contém uma alusão à obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Região de Cister - Assine já!

A homenagem foi preparada por um grupo de alcobacenses, a que se associaram o Município e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV). 

João Lisboa, que integrou a organização, valorizou o percurso do homenageado e agradeceu à Escola D. Inês de Castro a anuência com a colocação da placa. “Foi um processo lento, mas que teve sucesso”, salientou o professor universitário, frisando que a distinção apenas valoriza “o passado do geógrafo e professor e não reflete a luta pela democracia” que Mário Pires de Sá desencadeou.

A presidente da UFAV considerou “feliz” a escolha do local para a colocação da placa, enquanto o vereador João Santos enalteceu a “importância de reconhecer” o mérito dos alcobacenses “que muito fizeram pelo concelho”. Para Gaspar Vaz, diretor do Agrupamento de Escolas de Cister, a placa será um “elemento de memória”, que vai permitir aos milhares de alunos da Secundária D. Inês de Castro ficar a conhecer um ilustre alcobacense. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Casas no litoral à venda por três mil euros o metro quadrado

Comprar casa no litoral de Alcobaça e Nazaré é cada vez mais caro. Na Nazaré, o preço médio...

Diana Azevedo vai ser a primeira mulher à frente da Capitania da Nazaré

A capitão-tenente Diana Oliveira Martins Azevedo foi nomeada para o cargo de capitão do Porto da Nazaré, com...

Porto de Mós, Nazaré e Alcobaça em destaque no índice de presença digital autárquica

Os municípios de Porto de Mós, Nazaré e Alcobaça destacam-se no estudo “Presença na Internet das Câmaras Municipais...

Memória dos combatentes perpetuada em Famalicão

A memória dos antigos combatentes de Famalicão ficou inscrita no espaço público no dia 25 de Abril, com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!