Terça-feira, Abril 29, 2025
Terça-feira, Abril 29, 2025

Psicólogas do Externato criam livro digital de apoio ao estudo

Data:

Partilhar artigo:

A dificuldade da maioria dos alunos em encontrar métodos de estudo eficazes justifica a ideia das psicólogas do Externato Cooperativo da Benedita em criar um livro digital de “Metodologias de Estudo”. 

A dificuldade da maioria dos alunos em encontrar métodos de estudo eficazes justifica a ideia das psicólogas do Externato Cooperativo da Benedita em criar um livro digital de “Metodologias de Estudo”. 

“O e-book com dicas de estudo para o sucesso” é o mote do livro, que visa educar os estudantes a adotar estratégias de estudo de forma independente e fácil. “É um hábito regular desenvolver metodologias de estudo com os alunos e o desafio deste livro é exatamente demonstrar que as estratégias de estudo podem ser diferentes de jovem para jovem”, declara Margarida Ferreira, psicóloga no Externato há dez anos.

Região de Cister - Assine Já!

O e-book oferece estratégias de estudo aos alunos, desmistificando mitos habituais como a obrigatoriedade de estudar todos os dias ou a existência de apenas uma forma correta de adquirir conhecimento. Através de uma linguagem simples e convidativa, não faltam sugestões de estratégias para interiorizar informação e links interativos para vídeos educativos no Youtube ou sites com informações complementares sobre cada matéria. No fundo, o livro ajuda os alunos a estudar “sem dramas”. 

De acordo com a psicóloga são vários os alunos que diariamente visitam o gabinete de psicologia da escola em busca de apoio para organizar o estudo e obter melhores resultados a nível académico. “Esta é uma lacuna do sistema educativo, pois existem alunos no 10.ºano que não sabem onde procurar informação e que continuam a utilizar métodos de estudo que usavam no ensino básico”, declara Margarida Ferreira ao REGIÃO DE CISTER.

Segundo Ana Grazina, a outra psicóloga do ECB e a grande responsável pela interatividade e maquetização do livro, “este não é um projeto inovador no seu todo, mas difere dos restantes devido à linguagem simples e acessível que torna mais eficiente a comunicação” com o jovem leitor. 

A psicóloga sublinha ainda que a disponibilização do livro de forma gratuita e indiscriminada através da página oficial do Externato Cooperativo da Benedita apoia também na “educação” dos pais e encarregados de educação, que demonstram dificuldade em acompanhar a evolução académica dos filhos. “Os pais podem fazer o download e estudar ao lado dos filhos, tornando possível uma permuta de conhecimento”, desafia a psicóloga, que trabalha no ECB há cerca de um ano. O projeto é descrito pelas autoras como “experimental” e tem cativado a atenção de vários estudantes e pais que ambicionam pôr em prática alguns dos “ensinamentos” do e-book. Embora o livro esteja disponível à comunidade escolar nacional, as psicólogas afirmam que esta é uma iniciativa que deveria ser desenvolvida por cada instituição de ensino, pois é “sem dúvida uma mais valia para todos”. 

Para o futuro, Margarida Ferreira e Ana Grazina estudam a possibilidade de criar duas novas versões do e-book, uma para o ensino básico e outra dedicada aos alunos do ensino secundário. Há ainda a ambição de criar uma obra para a gestão emocional, fator que as psicólogas consideram preponderante para o sucesso escolar. Haja vontade e organização.
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!