Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

BE quer abertura de processo sobre atos do pároco no Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

A Concelhia do BE/Alcobaça desafiou as entidades competentes a abrir um processo de averiguações ao pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça de Alcobaça, Ricardo Cristóvão, por atos praticados no interior do Mosteiro de Alcobaça e na igreja da Vestiaria. 

A Concelhia do BE/Alcobaça desafiou as entidades competentes a abrir um processo de averiguações ao pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça de Alcobaça, Ricardo Cristóvão, por atos praticados no interior do Mosteiro de Alcobaça e na igreja da Vestiaria.

Os bloquistas reuniram, há dias, com a diretora do monumento e assumem ter “conhecimento de fortes suspeitas de um largo conjunto de irregularidades na ação dos responsáveis da paróquia”, tendo “ocorrido intervenções sem autorização da tutela e da direção, ou mesmo contra as suas indicações”. Além da colocação da porta de vidro à entrada da capela, “durante a noite e sem o conhecimento da direção e contra o parecer da tutela”, o BE levanta suspeitas de “na noite de todos os santos, em 2014”, ter sido eliminada a “população de pombos no interior da igreja, utilizando armas de fogo, deixando o Mosteiro repleto de sangue”. Além disso, alegam que “a sacristia velha é local de prática de exorcismos com cobrança” e que a “aplicação de velas na sacristia nova e em proximidade de uma importante coleção de estátuas de terracota, com estruturas em talha dourada”, tem gerado “danos patrimoniais”.

Região de Cister - Assine Já!

O BE/Alcobaça considera, assim, “urgente a tomada de medidas que garantam a segurança deste património, nomeadamente através da limitação e controlo do acesso ao Mosteiro, fora das horas de culto e visita, assim como o apuramento de eventuais responsabilidades pelos danos causados”.

Ao REGIÃO DE CISTER, o padre nega qualquer acusação feita pelo BE, classificando-as de “calúnias com intuito de difamar a Igreja” e a sua “figura pessoal”. “Nenhum dos elementos tentou falar comigo e sinceramente não sei a razão ou o fundamento destas acusações”, adianta o pároco. “Para ver a falta de conhecimento do BE a Igreja está a pagar o restauro das obras de arte do Mosteiro”, acrescenta Ricardo Cristóvão, mostrando-se indignado pelas acusações. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!