Sábado, Dezembro 13, 2025
Sábado, Dezembro 13, 2025

Futebol: Porto de Mós perde hegemonia de clubes na Honra

Data:

Partilhar artigo:

Porto de Mós volta a ter três representantes no principal escalão da AF Leiria na próxima temporada, mas perdeu o “estatuto” de concelho do distrito com mais emblemas na Lizsport Divisão de Honra distrital que deteve, pela primeira vez, em 2018/2019.

 

Porto de Mós volta a ter três representantes no principal escalão da AF Leiria na próxima temporada, mas perdeu o “estatuto” de concelho do distrito com mais emblemas na Lizsport Divisão de Honra distrital que deteve, pela primeira vez, em 2018/2019.

Os concelhos de Leiria e Pombal, que passaram a apresentar quatro clubes na elite do futebol distrital, tornaram-se nos municípios com mais peso numa competição em que Porto de Mós se consolidou na época passada através das boas prestações de Portomosense (3.º classificado), Alq. Serra (5.º) e Mirense (13.º).

Região de Cister - Assine já!

Em queda neste “ranking” está Alcobaça, que passou a ter apenas um resistente, o Ginásio, dada a “ultrapassagem” na última jornada da época passada do Mirense ao Beneditense. O concelho chegou a ter três clubes na Honra na longínqua temporada 1998/99, quando Ginásio, Pataiense e Concha Azul coincidiram na prova. Além destes emblemas, também Burinhosa e Alfeizerense chegaram a disputar o escalão, para além do Beneditense.

Já a Nazaré deixou de estar representado na Honra desde a despromoção do Nazarenos em 2016/17. Durante várias temporadas, o concelho apresentou dois clubes na Honra, quando a Biblioteca se juntou aos alvinegros. Os dois clubes competem, agora, na 1.ª distrital.

No que diz à representação territorial, em 2019/2020, apenas sete dos 16 concelhos do distrito possuem representantes na principal competição de clubes da Associação de Futebol de Leiria, sendo que no Oeste apenas se inscrevem dois emblemas: o Peniche, despromovido do Campeonato de Portugal, e o Ginásio, o único dos contendores da próxima edição da Divisão de Honra que já chegou à 1.ª Divisão.

Recorde-se que na próxima temporada o distrito conta com três representantes no Campeonato de Portugal: o campeão distrital Marinhense junta-se a U. Leiria e Caldas, que têm sido os clubes mais representativos da AF Leiria no contexto nacional nas últimas décadas.

AD Footer

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!