Segunda-feira, Setembro 1, 2025
Segunda-feira, Setembro 1, 2025

Rui Basílio vence prémio de Arte Urbana promovido pela BMW

Data:

Partilhar artigo:

Tinha 6 anos quando “fugiu” dos pais durante um passeio para ficar horas sentado a apreciar os escultores e as esculturas de areia na Nazaré. Para o portomosense Rui Basilio, esse foi o momento em que se apaixonou pela arte. Ao ponto de o artista ter sido recentemente distinguido com o prémio de Arte Urbana promovido pela BMW.

 

Tinha 6 anos quando “fugiu” dos pais durante um passeio para ficar horas sentado a apreciar os escultores e as esculturas de areia na Nazaré. Para o portomosense Rui Basilio, esse foi o momento em que se apaixonou pela arte. Ao ponto de o artista ter sido recentemente distinguido com o prémio de Arte Urbana promovido pela BMW.

“O meu percurso ainda é curto. Sei desde sempre que gosto de pegar numa caneta ou num lápis e desenhar alguma coisa. No último ano tive várias oportunidades de elaborar projetos um pouco mais sérios e os resultados têm sido positivos e a pouco e pouco vou conseguindo deixar o meu registo”, revela o portomosense. Rui Basilio sublinha que no processo de criação é necessário sentir que está “no dia certo”.

Região de Cister - Assine Já!

“O conceito é o certo, o traço é o certo, a cor é a certa e todas as escolhas acabam por ser as corretas. Há muitos dias em que dá e infelizmente alguns em que não dá”, desabafa. Foi portanto o lema da inspiração momentânea, que guiou o artista na competição promovida pela marca automóvel BMW, que consistia na intervenção de um contentor, que serviu de apresentação do novo modelo Série 1 da BMW. O Movimento Fill the Culture, percorreu o País, com várias ações de rua e foi em Leiria que Rui Basílio expôs a sua obra.

“Foi repentino, emocionante e gratificante. Apresentei um projeto um pouco fora da caixa, devido à oportunidade livre que me deram de poder explorar o contentor da forma que quisesse”, relembra. “A rebarbadora já fazia parte da minha lista de acessórios a explorar graficamente, portanto, arrisquei. Quis valorizar a mão-de-obra de excelência que o ser humano pode oferecer ao mesmo tempo que a tecnologia continua a evoluir de forma abismal”, acrescenta.

Embora este seja um prémio a nível nacional, não é o projeto do qual o mestre em Design de Produto, pela Escola Superior de  Artes e Design das Caldas da Rainha, mais se orgulha. “Retratei a minha avó com a técnica de pontilhismo, a preto e branco, com cerca de 134 mil pontos a caneta. Fotocopiei o original e distribuí por todos os meus familiares como prenda de Páscoa e é o projeto do qual mais me orgulho”, revela ao REGIÃO DE CISTER. “Contrariamente ao esperado, o feedback da minha avó foi negativo, disse ela que tinha fotos bem mais bonitas para reproduzir”, graceja.

Dedicação e foco são as palavras de ordem na vida profissional do artista, que sonha abrir um ateliê e “arrepiar as pessoas” com as suas criações. “Tudo isto é, em parte, idêntico ao futebol: toda a dedicação, foco e um pouco de talento levar-te-á ao clube mais conhecido e com a maior plateia do mundo”, conclui.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!