Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Concurso Nacional de Leitura desafia jovens a ler bem e mais

Data:

Partilhar artigo:

Está provado que os alunos com mais hábitos de leitura têm melhor desempenho escolar, mas a percentagem de jovens portugueses que dizem apenas ler por obrigação aumentou significativamente nos últimos anos. Ainda assim, há exceções e até quem  teste essa “paixão” no âmbito de concursos nacionais. 

Está provado que os alunos com mais hábitos de leitura têm melhor desempenho escolar, mas a percentagem de jovens portugueses que dizem apenas ler por obrigação aumentou significativamente nos últimos anos. Ainda assim, há exceções e até quem  teste essa “paixão” no âmbito de concursos nacionais. 

É o caso da jovem Inês Costa Louro, que em 2017 representou a região Oeste na final do Concurso Nacional de Leitura. “Sempre adorei ler e escrever, então vi neste concurso uma oportunidade para poder fazer estas duas coisas. Participei em todas as edições durante o ensino secundário e cada participação foi uma experiência diferente”, recorda a jovem. Para a ex-aluna da Escola Secundária D. Inês de Castro, conhecer novas obras e novos autores foi um dos aspetos mais gratificantes da competição. “Algo que também me marcou bastante na fase nacional desta competição foi conhecer alunos e professores de outras partes do País e partilhar com eles não só uma paixão comum, como um bocadinho das nossas histórias”, recorda a alcobacense.

Região de Cister - Assine Já!

A concentração foi a palavra-chave na prestação da jovem, que realizou uma “uma leitura atenta e focada, refletindo sobre os momentos mais relevantes da obra”. O apoio e o feedback da família e professores foi “imprescindível” no sentido de recolher opiniões sobre a apresentação oral das obras. É certo que casos como o de Inês Costa Louro são cada vez mais raros, pois a estudante de Medicina revela ser uma apaixonada pela literatura desde os 5 anos. Mas este “hobbie” ocupou um lugar (ainda) maior na sua vida após a participação na competição. “Graças a este concurso encontrei um livro que acabou por se tornar numa das minhas obras de eleição, o “1984” de George Orwell. Comecei a ler um livro por semana, mas nas férias de verão este número é francamente superior”, afirma a jovem, sublinhando que atualmente, com o ritmo desafiante da faculdade, torna-se um pouco mais difícil manter esta rotina.

Criado precisamente com o objetivo de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, o Concurso Nacional de Leitura é a única prova a nível nacional que consegue colocar os jovens a ler por simples prazer. Em clima de competição, os jovens são desafiados a colocar em prática técnicas de compreensão, de comunicação e de argumentação face a algumas das obras mais conceituadas da literatura portuguesa. As técnicas de preparação variam de aluno para aluno e embora nem todos consigam alcançar as etapas finais, é unânime a ideia de que foi recolhido algo positivo para o seu percurso escolar e até pessoal.

A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura decorre até ao dia 6 de junho, dia da grande final, em Oeiras. A fase municipal, que marca o arranque das competições entre os alunos das escolas do concelho, decorre esta segunda-feira na Biblioteca Municipal de Alcobaça. Para quem vai concorrer nesta edição, o conselho de Inês Costa Louro é “manter a calma e exercitar ao máximo a capacidade de raciocínio”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!