Domingo, Setembro 7, 2025
Domingo, Setembro 7, 2025

Três escolas da região identificadas para remoção de amianto

Data:

Partilhar artigo:

Três escolas da região integram a lista de estabelecimentos escolares identificados pelo Governo para remoção e substituição do amianto.

Três escolas da região integram a lista de estabelecimentos escolares identificados pelo Governo para remoção e substituição do amianto.

No concelho de Alcobaça, a Escola Básica da Benedita vai ser alvo de intervenções, enquanto em Porto de Mós as obras vão decorrer na Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua e na Escola Secundária de Porto de Mós.

Região de Cister - Assine Já!

No distrito de Leiria, o Governo ambiciona realizar intervenções em 20 escolas.

A lista que inclui um total de 578 escolas do País foi publicada, esta terça-feira, em Diário da República, estimando-se o custo total das intervenções em 60 milhões de euros, que serão suportados por verbas comunitárias no âmbito de programas operacionais regionais 2020.

O programa para erradicar o amianto nas escolas visa aproveitar o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia da Covid-19.

Embora a utilização de fibras de amianto tenha sido proibida no quadro normativo nacional em 2005, ainda existem vários estabelecimentos de ensino a aguardar obras de remoção. Sobre as empreitadas em questão, a ministra da Coesão Territorial revelou à agência Lusa que “os presidentes das Câmaras vão ser sempre os donos de obras, independentemente de as escolas serem de gestão autárquica ou do Ministério da Educação”.

No entanto, a Quercus alerta que a lista não chega a cumprir a lei até porque “nas escolas existem outros equipamentos com amianto além das coberturas em fibrocimento”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei em patins: Leonor Coelho ruma ao Benfica e assina até 2027

A turquelense Leonor Coelho foi oficializada como reforço do dodecacampeão Benfica, tendo assinado um contrato válido até 2027....

Nazaré aprova plano para a integração de migrantes

A Câmara da Nazaré aprovou, na reunião do executivo da passada segunda-feira, o Plano Municipal para a Integração...

Mais de 80 mil pessoas já visitaram o Stone Art nas pedreiras do Codaçal

Um bufo real com as asas abertas, pintado pelo alemão Jack Lack, simbolizando a fauna do Parque Natural...

Futebol de praia: Sotão vence AD Buarcos e sagra-se campeão nacional

O Sótão sagrou-se campeão nacional, ao início da tarde deste sábado, depois de vencer a AD Buarcos, 6-4,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!