Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Pandemia obrigou ao adiamento de 145 consultas e reduziu afluência às urgências em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Foram canceladas ou adiadas 145 consultas no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), entre os meses de março e maio, período referente ao confinamento em Portugal motivado pela pandemia de Covid-19. Já a afluência às urgências naquela unidade hospitalar caiu para menos metade.

Foram canceladas ou adiadas 145 consultas no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), entre os meses de março e maio, período referente ao confinamento em Portugal motivado pela pandemia de Covid-19. Já a afluência às urgências naquela unidade hospitalar caiu para menos metade.

De acordo com os dados revelados pela unidade hospitalar ao REGIÃO DE CISTER, o recolhimento obrigatório resultou numa diminuição de 5,3% das consultas face ao que seria expectável em 2020.

Região de Cister - Assine Já!

No que respeita ao número de atendimentos realizados no serviço de urgência do HABLO, no período de março a julho do presente ano, verificaram-se 5.489 atendimentos face a 10.138 atendimentos no período homólogo de 2019. Deste modo, foi registada uma redução de 54% na afluência aos serviços de urgência em Alcobaça.

A pandemia provocou ainda alterações no funcionamento do HABLO. “Todo o hospital teve de ser reorganizado, quer em termos de espaços, quer em termos de processos”, revela fonte do Centro Hospitalar de Leiria, que integra o HABLO. Foram criadas áreas específicas para receber e tratar doentes Covid-19, que foram centralizados no Hospital de Santo André, ao nível de urgência e internamento, foi criada uma área de triagem provisória no exterior no Hospital de Santo André e foi ainda criada uma nova unidade de colheita laboratorial.

“Em termos de procedimentos, foram adotadas as medidas de proteção e prevenção de contágio, quer de doentes, quer de profissionais, foram suspensas as visitas e acompanhantes, entre outras medidas de extrema importância que nos permitiram lidar com esta situação de exceção”, acrescenta.

Até à data, o CHL procedeu à contratação de um total de 25 profissionais, com fundamento na resposta à pandemia: quatro técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (dois da área de radiologia e dois da área de Análises Clínicas e Saúde Pública) e 21 enfermeiros. Destes profissionais recentemente contratados, 23 permanecem em funções no CHL, que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!