Domingo, Novembro 8, 2026
Domingo, Novembro 8, 2026

Abusos de tuk-tuks motiva fecho da estrada entre pórtico e farol da Nazaré a operadores turísticos

Data:

Partilhar artigo:

A proliferação de tuk-tuks no Sítio da Nazaré, em particular na zona do Farol, e o desrespeito das regras da DGS motivaram a Infraestruturas de Portugal (IP) a encerrar o troço da Estrada Nacional 242 aos operadores turísticos entre o pórtico e o Forte.

A proliferação de tuk-tuks no Sítio da Nazaré, em particular na zona do Farol, e o desrespeito das regras da DGS motivaram a Infraestruturas de Portugal (IP) a encerrar o troço da Estrada Nacional 242 aos operadores turísticos entre o pórtico e o Forte.

“Há três anos que foi proibida durante a época balnear a circulação de viaturas automóveis do pórtico até ao farol. No ano passado foi aberta a exceção de circulação nesse troço aos operadores turísticos, mas apenas tínhamos dois tuk-tuks licenciados“, explicou o vereador do Trânsito e Mobilidade da Câmara da Nazaré ao REGIÃO DE CISTER. “Agora com este crescimento de tuk-tuks no Sítio na Nazaré, que julgamos fruto de não haver tanto trabalho na zona de Lisboa, houve reclamações da falta de respeito das regras e circulação de trânsito”, acrescenta Salvador Formiga.

Região de Cister - Assine já!

Face ao sucedido, e uma vez que a a jurisdição daquela estrada é da IP, a autarquia relatou os acontecimentos com vídeos à PSP local, à capitania e àquela entidade, que optou por encerrar parte da estrada, por questões de segurança.

Sobre o regulamento dos tuk-tuk no concelho da Nazaré, “estava para ser aprovado antes de abril, mas a pandemia acabou por atrasar a aprovação em Assembleia Municipal“. Deverá ser um ponto na ordem de trabalhos da próxima reunião prevista para o próximo mês. “Neste momento temos quatro licenças com alvará, o regulamento vai permitir mais uma“, explica Salvador Formiga.

O vereador adianta ainda que estão a decorrer negociações com as Infraestruturas de Portugal para que a estrada passe para a jurisdição da Câmara. “Enquanto isso não acontece, a autarquia nada pode fazer e as autoridades dizem-nos que não têm forma de lá autuar”, acrescenta o autarca.

AD Footer

Artigos Relacionados

A pressão da elite roubou-lhe a felicidade (plena) do desporto. Agora alerta para ajudar os outros

Representou a Seleção Nacional feminina de hóquei em patins em cinco campeonatos do Mundo e em três Europeus,...

Câmara da Nazaré volta a desobstruir foz do Rio Alcoa e pede solução definitiva

A Câmara da Nazaré avançou com a desobstrução da foz do Rio Alcoa, que se encontrava completamente fechada...

Obras de estabilização na Rua Miguel Bombarda já iniciaram e custam 700 mil euros

Encontram-se a decorrer as obras de estabilização do escorregamento na Rua Miguel Bombarda, junto ao cruzamento com a...

Reabilitação dos passadiços de Paredes da Vitória está em fase de conclusão

Está em fase de conclusão a requalificação das infraestruturas de apoio balnear da Praia de Paredes da Vitória,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!